O Sporting é o adversário e as piscinas do Alvalade XXI o local do confronto. Hoje, a partir da 16h30, o Vitória vai ‘mergulhar’ para poder alcançar novo título nacional na modalidade.
Há confiança no grupo, depois de dois triunfos conquistados, há uma semana. João Costa, vê na “união” do grupo e o “trabalho” que a equipa tem vindo a realizar ao longo de toda a época, trunfos que podem ser importantes neste terceiro jogo com os leões. O 2-0 na eliminatória dá confiança mas sabe que só “um terceiro jogo e mais uma vitória” é que garantirão o estatuto de campeões nacionais.
“O trabalho que se tem vindo a desenvolver tem sido bastante positivo.”
O capitão da equipa, afirma, com ambição, a vontade de “trazer o título para o clube e para a cidade”. E reitera que “a equipa está coesa, unida, forte e o trabalho que se tem vindo a desenvolver tem sido bastante positivo. Estamos confiantes no trabalho que temos de fazer em Alvalade para garantir a vitória”.
Agora, é só esperar que os atletas “acreditem neles próprios e que desfrutem de mais uma participação na final”.
“É verdade que o Vitória tem estado presente nas finais nos últimos anos. Isto demonstra a consistência do projecto e do investimento que tem sido feito em nós. Como capitão, é algo que me orgulha bastante e quero voltar a trazer o título para o clube e para a cidade” – afirma João Costa.

O treinador Vítor Macedo não esconde a ambição da equipa, uma característica forte da sua competitividade. E um traço de qualidade extensível a outras modalidades – como o futebol feminino – que jogam em patamares altos, de conquista de títulos e não de mera participação em campeonatos.
Sobre o jogo desta tarde, Vítor Macedo declarou que “é um jogo que pode ser decisivo e queremos muito ganhar para trazer de volta o título para o clube e para a cidade”.
“Estas duas vitórias sem a terceira não valem de nada.”
Lembrando o passado recente desta caminhada, sustenta que “foram dois jogos competentes da nossa parte em que fizemos o nosso trabalho em casa e vencemos os dois. Estas duas vitórias sem a terceira não valem de nada, portanto é nisso que estamos focados”.
Reconhece a motivação forte e o foco dos atletas no que “é a nossa tarefa, imbuídos do espírito de missão e de colhermos agora os frutos de todo o trabalho desde o início da época para conquistar o principal objectivo da temporada”.
O Polo Aquático é um projecto desportivo que “desde que houve a reformulação em 2018/2019, estivemos sempre no palco de todas as decisões e não falhamos uma final do campeonato”. Relembra o treinador que “ganhámos quatro títulos consecutivos, falhando apenas a época passada. Temos que estar aqui. É o nosso lugar, é um trabalho de muita gente, do staff técnico, desde dirigentes à estrutura do próprio clube. Estamos muito satisfeitos com todo o apoio que temos tido e isso é o que nos permite estar aqui neste momento”.
Foto © Vitória SC
© 2025 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt