Ganhar é verbo e palavra com significado especial no grupo liderado por Luís Freire. Porque ganhar é, simultaneamente, concretizar mais um triunfo – o quarto consecutivo – e manter o foco na conquista do 5º lugar ocupado pelo Santa Clara que na próxima jornada vem a Guimarães.
Beneficiando de uma paragem numa época frenética e exigente, Luís Freire acredita que, parar para dar espaço à Selecção Nacional, ajudou a equipa “a limpar um pouco do desgaste físico acumulado, descontrair e curar mazelas do plantel”.
O treinador tem fé nos seus jogadores que “vão continuar ao nível dos últimos jogos”, mantendo a ambição que marca a equipa.
“No Vitória a pressão é constante e o lugar europeu já só está a dois pontos.”
Sobre o 5º lugar, Luís Freire sabe que “no Vitória a pressão é constante e o lugar europeu já só está a dois pontos”. Acredita que no que falta para a época terminar, “a equipa reencontrou-se, o grupo está motivado e unido, contando com o apoio dos adeptos”.
O jogo com o Moreirense Futebol Clube tem as suas dificuldades, é o dérbi de Guimarães e Luís Freire sabe que o adversário só por duas vezes perdeu em casa, esta época.
E como está tranquilo na tabela, também, jogará, de forma natural, desejando obter o melhor resultado. E recorda como Sporting, Benfica e Porto não conseguiram ganhar.
“Nós só temos de estar atentos e ligados para conseguir a vitória.”
Antevê, uma partida disputada com “muitos duelos físicos, e nós só temos de estar atentos e ligados para conseguir a vitória”.
Comentando a diferença entre o Moreirense de César Peixoto e de Cristiano Bacci, o treinador vitoriano, não elenca qualquer diferença significativa na forma de jogar. E para o Vitória ganhar só precisa de se preocupar consigo.
Com um balneário sem baixas, Gustavo Silva recuperado, Bruno Varela refeito dos contratempos de última hora, com Bruno Gaspar na lista dos convocados, Luís Freire leva para Moreira de Cónegos, todo o seu ‘exército preparado para a guerra’ de pontos com jogadores motivados e confiantes.
Até a renovação de Nélson Oliveira, esta semana, pode dar força moral a um conjunto valorizado ao longo de uma carreira, pouco habitual, no Vitória, onde só em duas Taças – de quatro competições, a equipa não deu a resposta desejada.
“Com a sua experiência, personalidade e forma de jogar, o Nélson dá muito à equipa. É um jogador muito inteligente na forma como se oferece ao jogo, tem um bom rendimento” – concluiu.
Foto © Vitória SC
© 2025 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.