Os estudantes de design e marketing de moda da Universidade do Minho apresentam as suas colecções de final de curso num desfile agendado para esta Sexta-feira, dia 2, às 21h30, no Instituto de Design de Guimarães.
Nesta oitava edição do evento UModa, também com transmissão no youtube, os jovens criativos dão a conhecer cerca de 80 looks inéditos para os segmentos casual, urbano, cocktail e conceptual, com peças de vestuário e acessórios.
A iniciativa alia-se este ano ao projecto internacional Fashion Alive, apelando à sustentabilidade na indústria da moda, e tem o tema geral “Era”, evocando um novo ciclo e a reinvenção. As colecções presentes na primeira parte do evento focam a reutilização criativa (upcycling), fazendo renascer peças em desuso ou resíduo. As colecções apresentadas na segunda parte foram concebidas tendo sempre em mente a sustentabilidade e remetem para formas orgânicas, cores naturalistas, a passagem do tempo, o quotidiano humano e um olhar esperançoso e activista.
O UModa é organizado pelos alunos do primeiro ano do mestrado em design de comunicação de moda, sob supervisão dos professores Inês do Amaral e André Catarino, da Escola de Engenharia da Universidade do Minho. “Temos vários cursos envolvidos, o que permite agregar conhecimentos, proporcionar a estes alunos um contacto directo com o mundo empresarial e, igualmente, continuar a aproximar a academia da sociedade”, refere Inês do Amaral.
O evento estreou-se em 2016 no antigo mercado da cidade-berço, passando nos anos seguintes pela Plataforma das Artes e da Criatividade, pelo campus de Azurém e pelo Instituto de Design.
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