O professor catedrático Luís Aguiar-Conraria toma posse esta Sexta-feira, dia 5 de Janeiro, como presidente da escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho (EEG) para o triénio 2024/26.
A cerimónia tem início às 11h30, no auditório dst da EEG, no campus de Gualtar, em Braga. Na sessão vão ser também empossados, como vice-presidentes, os professores Carlos Menezes, Miguel Ângelo Rodrigues e Rita Sousa. O evento tem entrada livre e conta com a presença do reitor da Universidade do Minho, Rui Vieira de Castro.
Luís Aguiar-Conraria é doutorado em economia pela Cornell University (EUA) e, na EEG, já foi presidente do conselho de escola, do departamento de economia e vice-presidente para a investigação e internacionalização. Recebeu diversas bolsas da fundação para a ciência e a tecnologia, o prémio Gulbenkian para a internacionalização das ciências sociais e dois prémios de Mérito na investigação da EEG.
É co-autor de três livros e publicou quatro dezenas de artigos em revistas científicas internacionais, nomeadamente sobre aplicações de wavelets à economia, economia política, economia portuguesa e ciclos macroeconómicos. É também membro do comité de datação de ciclos económicos da fundação Francisco Manuel dos Santos e colabora regularmente com os media, sendo colunista no semanário Expresso e membro do programa ‘Fora do Baralho’ na rádio Observador.
A EEG nasceu há 41 anos e é uma referência nacional no ensino, investigação e interacção com a sociedade no âmbito da economia, gestão, administração pública, ciência política e relações internacionais. Possui três departamentos e dois centros de investigação reconhecidos (CICP, NIPE), que apoiam a oferta de oito licenciaturas, 15 mestrados e cinco doutoramentos. Dispõe também de cursos intensivos executivos através da UMinhoExec, vários deles no ranking internacional Eduniversal, a par de programas à medida para empresas ou instituições, olhando o futuro nas áreas de digitalização, gestão e negócios internacionais, entre outras.
© 2024 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.