A Sociedade Martins Sarmento (SMS) comemora, no próximo dia 23 de Novembro (Sábado), pelas 16h00, o 143º aniversário da Assembleia Fundadora.
Do programa da sessão constará a conferência ‘A edição princeps de “Os Lusíadas” e o exemplar da Sociedade Martins Sarmento, de Guimarães’, proferida por Rita Marnoto, investigadora da obra de Camões, professora da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, onde lecciona estudos italianos, tradução e literatura e artes.
A biblioteca da Sociedade Martins Sarmento possui um grande número de livros do século XVI ao início do século XIX, entre os quais destaca-se o exemplar da primeira edição de 1572 de ‘Os Lusíadas’, de Luís Vaz de Camões. Este livro foi adquirido por compra, em 1886, quando as bibliotecas pessoais dos irmãos Bento Cardoso e António Cardoso, vimaranenses, foram levadas a leilão. O inventário dos vários elementos revelou a existência da rara e valiosa obra.
Os investigadores que se dedicam ao estudo da vida e obra de Camões identificam o exemplar da SMS por “prínceps” (primeira edição impressa), pois observam nele características – gráficas no “frontispício” e ortográficas – que só existem nos exemplares que saíram na primeira impressão de 1572 e que são diferentes das que existem nos livros da segunda impressão do mesmo ano.
O texto, com dedicatória ao Rei D. Sebastião, foi impresso em Lisboa, na Casa do Impressor António Gonçalves, depois de obtida a licença do Rei, concedida pelo alvará de 24 de Setembro de 1571, e o parecer favorável da Santa Inquisição.
A obra foi publicada pela primeira vez em 1572, tendo várias impressões ao longo dos tempos, quer na língua original, quer traduzida em outras línguas. A biblioteca da SMS possui várias edições de ‘Os Lusíadas’, algumas delas de grande valor bibliográfico e patrimonial.
© 2024 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.