A empreitada vai terminar em Março de 2025; o procedimento para a construção do pavilhão gimno-desportivo, está em curso.
E, num ápice, o Município de Guimarães assegura dinheiro para pagar mais uma requalificação de um edifício escolar.
O presidente do Município, tem evidenciado que “com muito trabalho”, paciência e estratégia, utilizando os instrumentos financeiros da UE – o PRR, por exemplo – mantém o investimento municipal num nível alto. E com a maior comparticipação comunitária possível.
Foi assim, que assinou o contrato de financiamento do PRR, de 7.158.825,65€ para a EB 2,3 de São Torcato, uma empreitada para a qual Domingos Bragança procurava o financiamento necessário, numa cerimónia realizada, na presença do Ministro Adjunto e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, na sede da CCDR-Norte, na última Segunda-feira.
“Reflecte o compromisso do Município em promover condições adequadas para os alunos e docentes.”
E, de repente, não só assegura o financiamento para o edifício escolar – cuja empreitada decorre para se concluir até Março de 2025 – como junta a empreitada do pavilhão gimno-desportivo que vai a concurso. Uma “iniciativa que reflecte o compromisso do Município em promover condições adequadas para os alunos e docentes, alinhando-se com os objectivos de uma educação inclusiva e de qualidade, enquanto aposta na sustentabilidade ambiental e energética das infra-estruturas escolares”.
A requalificação da EB 2,3 de São Torcato inclui uma reorganização funcional, ampliação do edifício e modernização das instalações, com melhorias no conforto térmico, segurança e eficiência energética, promovendo o uso de energias renováveis para reduzir os custos operacionais e de manutenção.
“A esta obra de requalificação profunda da escola foi acrescentado o pavilhão gimno-desportivo”, destaca Domingos Bragança. E acrescenta, “o projecto também propõe soluções estéticas e funcionais inovadoras para os espaços interiores e exteriores da escola, incluindo jardins, estacionamento e a cobertura parcial do átrio”.
© 2024 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.