No próximo Domingo, dia 4, seguirá de Guimarães para Coimbra uma embaixada de 80 cidadãos vimaranenses com o propósito de prestar homenagem a D. Afonso Henriques no Mosteiro de Santa Cruz.
No âmbito da passagem do 837º aniversário do falecimento de D. Afonso Henriques, a Grã Ordem Afonsina promove uma homenagem ao primeiro rei de Portugal em Coimbra. O autocarro parte do estádio D. Afonso Henriques (Guimarães) às 8h00 da manhã de Domingo.
Pelas 11h30 horas está prevista a celebração de uma missa presidida pelo padre Anselmo Ramos Dias Gaspar, antigo pároco de Santa Cruz e solenizada pelo grupo coral Chorus Anima Populi, no final da qual será depositada uma coroa de flores no Panteão do Rei Fundador.
Durante a tarde, a partir das 15h00, está programada uma sessão na sala do capítulo com a presença do padre Dr. Pedro Alexandre Pinto dos Santos em representação da diocese de Coimbra, do director da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Albano Figueiredo e de José Ribeiro e Castro, presidente da Sociedade Histórica da Independência de Portugal.
No encontro será abordado o desígnio de comemoração dos 900 anos de Portugal no ano de 2028, bem como o estabelecimento de acordos de amizade e cooperação entre as entidades presentes, com vista à realização de acções destinadas a aprofundar o conhecimento histórico sobre a vida e obra de D. Afonso Henriques.
📸 GA!
© 2022 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.