4.1 C
Guimarães
Sábado, Janeiro 18, 2025

Jazz: Orquestra de Guimarães apresenta-se com Mário Costa

Economia

É mais um fim de semana activo em matéria de jazz. O projecto Orquestra de Guimarães/ Guimarães Jazz com Mário Costa, começa hoje.

A colaboração entre o festival e a Orquestra de Guimarães, dura há sete anos. Em todas estas edições foram “cumpridas com assinalável sucesso artístico e impacto positivo no público, esta parceria assume hoje uma importância estrutural no programa do Guimarães Jazz” – salienta a direcção do festival.

PUB

Esta colaboração deixa a organização do Guimarães Jazz orgulhosa de ter dado “o nosso contributo para o crescimento da jovem formação vimaranense ao proporcionar-lhe renovadas experiências de trabalho criativo com figuras importantes do jazz nacional e internacional”.

A Orquestra de Guimarães acompanhará o quarteto de Mário Costa, um baterista e compositor que tem protagonizado um percurso musical consistente e de invulgar projecção quando falamos de músicos portugueses no circuito jazzístico europeu, e que neste concerto será acompanhado por três notáveis instrumentistas: o contrabaixista Bruno Chevillon, o trompetista Cuong Vu e o teclista Jozef Dumoulin. A direcção e os arranjos serão da responsabilidade de Carlos Azevedo, um músico com créditos firmados no panorama do jazz e da música erudita portuguesa.

Mário Costa. © Pedro Ferreira

Mário Costa nasceu em 1986 em Viana do Castelo e do seu currículo formativo consta a licenciatura em jazz pela ESMAE, complementada por aulas particulares e a frequência de masterclasses nos EUA com vários músicos influentes deste género musical. Na última década o trabalho multi-facetado deste baterista, tanto no circuito estrito do jazz, materializado tanto em colaborações com nomes de relevo portugueses e norte-americanos tais como Hugo Carvalhais, Tim Berne, Chris Corsano, ou Wynton Marsalis, como ao lado de figuras da música pop como a fadista Ana Moura, permitiu-lhe construir uma reputação meritória na paisagem da música global.

Do seu trabalho mais recente é importante destacar o grupo sFumato, em que o baterista surge ao lado de Émile Parisien Michel Portal e Joachim Künh, e o álbum ‘Oxy Patina’, editado pela CleanFeed e que representou a estreia de Mário Costa em nome próprio e como compositor, um projecto no âmbito do qual colaborou com instrumentistas epicentrais do jazz francês contemporâneo, nomeadamente o pianista Benoît Delbecq e o guitarrista Marc Ducret.

© 2023 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Escreva o seu comentário!
Please enter your name here

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias