O festival literário que decorre de 7 a 12 de Março, promete uma fusão entre literatura, música e performance, com o icónico verso de Raúl Brandão ‘Às árvores para dar flor há-de-lhes doer’ a servir de âncora e inspiração.
O programa da 9ª edição do Húmus foi apresentado e mantém viva a essência de Raúl Brandão e reinventa o seu legado numa perspectiva contemporânea. Entre os convidados estão Pedro Abrunhosa, Katia Guerreiro, Fernando Ribeiro, Luísa Sobral, João Tordo e Tânia Ganho, são convidados para actuar numa programação que decorrerá em vários espaços da cidade.
Adelina Pinto, vereadora da Câmara Municipal de Guimarães, sublinhou a importância do festival como um espaço de reflexão e partilha, em que o Húmus “se transforma num momento de encontro entre diferentes expressões artísticas, que cruzam a literatura com a música, o cinema e o debate de ideias.”
“Estimular a criatividade e criar pontes entre autores, artistas e o público.”
Para a vereadora, a literatura deve ser acessível a todos e momentos como este são “essenciais para promover a reflexão, estimular a criatividade e criar pontes entre autores, artistas e o público”.
O festival começa com uma exposição sobre ‘A Pedra de Brandão – O Cinema é um Acto de Fé’ e com a apresentação do livro ‘Aquilo que o Sono Esconde’, de Mafalda Santos.

A noite, do dia 7 de Março (Sexta-feira), trará uma experiência inédita em Portugal, o ‘Jantar Mistério’, onde os participantes assumem personagens de um livro para resolver um crime ficcional.
Nos dias seguintes, o Teatro Jordão será palco de um Torneio de Retórica e de conversas marcantes, como ‘A dor é o que mais nos aproxima da vida’, com João Tordo e Tânia Ganho.
Fernando Ribeiro, vocalista dos Moonspell, falará sobre o seu percurso, seguido de um cine-concerto com Dada Garbeck e Rodrigo Areias, no dia 9 (Domingo).
O Húmus continua com ‘Conversas Musicadas’, momentos intimistas em que os convidados falam da sua obra e carreira com interlúdios musicais ao vivo. Katia Guerreiro (10 de Março), Pedro Abrunhosa (11) e Luísa Sobral (12 ) são os protagonistas destas sessões que prometem emocionar o público.
No encerramento, Luísa Sobral visitará ainda uma escola do concelho para um encontro especial com os alunos. A entrada para todas as sessões é livre, e as inscrições para o ‘Jantar Mistério’ podem ser feitas aqui.
© 2025 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.