Vera Mantero & Susana Santos Silva, apresentam em estreia absoluta, ‘Cloud Nine (Nuvem Nove)’ hoje, Sábado, pelas 18h30 na black box do Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG).
A sua criação é “um projecto de improvisação sobre movimento, gestos, palavras e afins”. Esta nova criação da coreógrafa e bailarina Vera Mantero – um dos nomes centrais da nova dança portuguesa, com quase quarenta anos de carreira – e da trompetista, improvisadora e compositora portuguesa Susana Santos Silva – nome central da cena jazz europeia – inaugura o novo ciclo ‘Zona Franca’, um território livre para a experimentação inter-disciplinar, fruto de uma parceria que se desenrola ao longo de 2025 entre o Centro Cultural Vila Flor (A Oficina) com Theatro Circo e gnration (Faz Cultura, Braga).
Silvia Gribauldi com ‘Graces’…
Outra grande atracção do GUIdance é que protagonizará a coreógrafa italiana Silvia Gribaudi, que com ‘Graces’, eleva a imperfeição humana a uma forma de arte que ultrapassa os estereótipos e as aparências no seu espectáculo, inspirado na escultura ‘As Três Graças’, criada por Antonio Canova entre 1812 e 1817, onde as três filhas de Zeus – Eufrosina, Aglaia e Tália – irradiam esplendor, alegria e prosperidade.
Apresentado em estreia nacional hoje, pelas 21h30, no grande auditório Francisca Abreu (CCVF), esta peça joga com três figuras masculinas que tomam conta do palco num espaço e tempo suspensos entre o humano e o abstrato: um lugar onde o masculino e o feminino se encontram, sem papéis definidos, dançando ao ritmo da própria natureza.
Tal como é marca de Gribaudi, esta criação transforma imperfeições em arte, com um estilo cómico, cru e empático, que transcende as fronteiras entre a dança e o teatro.
© 2025 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.