É um dos nomes em destaque nesta edição do GUIdance e apresentará, hoje (21h30), ‘Sensorianas’, obra construída a partir do convite dos Estúdios Victor Córdon para criar uma peça inspirada na cultura persa.
A obra representa um desafio de aproximação e celebração da riqueza cultural do Irão, incorporando contribuições da diáspora iraniana radicada em Portugal. Clara Andermatt foca o universo feminino e move-se num espaço de diálogo e reflexão sobre aspectos de vida quotidiana, da liberdade, e da diversidade cultural reinterpretando dança, poesia e música do Irão.
A criadora não procura abarcar a imensidão da cultura persa, mas sim propor uma visão subjectiva, um olhar curioso e interessado para uma realidade muito diferente da nossa.
De destacar, para além do palco principal, onde se fazem os melhores espectáculos, o ensaio aberto para escolas da peça ‘Sensorianas’ de Clara Andermatt que ontem se realizou; e ainda o museu GUIdance que se traduz numa performance de Teresa Silva, com diagramas de Ricardo Basbaum, no âmbito da exposição ‘Chão’ (Sábado, dia 15 de Fevereiro) patente no Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG).
O programa prevê outros debates, como o de logo, no final do espectáculo, animado por Claudia Galhós. Resta mais uma masterclass, com Silvia Gribaudi e com Helia Bandeh, que decorre amanhã pelas 18h30, no Centro Cultural Vila Flor (CCVF).
© 2025 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.