A animação é geral no centro da cidade com epicentro no Toural: ontem, hoje e amanhã.
A noite, de ontem, começou com cantares ao desafio, teve um Festival de Folclore, uma Noite de Fado e acabou com o concerto de Fernando Daniel.
Com música de diversos géneros, os largos Condessa do Juncal, Donães e depois o da Misericórdia, alimentaram públicos específicos que não deixaram nenhum espectáculo deserto.
Depois, com o concerto de Fernando Daniel, o centro da cidade ficou sitiado por espectáculos, alguns duraram até à meia-noite quando começou outra animação no Toural com um DJ a garantir animação até cerca das 02h30 da manhã.
Sem dúvida, Fernando Daniel, foi a atracção principal, dando ao Toural uma moldura humana – só vista no tempo da CEC 2012 – deixando ruas entupidas e de difícil acesso, o que motivou alguns reparos de cidadãos que se sentiram “presos” durante o espectáculo e nos momentos posteriores ao ter terminado.
As Gualterianas, estão a ser mesmo a festa da cidade, em termos de localização, aglomerando inúmeras pessoas. Algumas interrogaram-se sobre como seria o cenário se fosse necessário prestar assistência de urgência, pelos bombeiros.
Havia quem deixasse alguns comentários sobre este aglomerado de assistentes… “se o artista é bom… é natural que a sala (largo do Toural) encha…” também com os inúmeros bares instalados na plataforma da praça central de Guimarães; outros iam dizendo que “o Fernando Daniel merecia um espaço maior”. Não faltaram elogios ao seu repertório, ouvindo-se “foi uma excelente escolha”.
Hoje, à noite, com Bárbara Tinoco, o Toural voltará a encher, dada a popularidade da cantora, mantendo-se outras propostas como o encontro de concertinas no largo da Misericórdia e nova Noite de Fado no largo de Donães. E como o público se estendia já até ao início da alameda de São Dâmaso, houve lembrasse à organização que “faltaram écrans gigantes para, quem está mais longe do espectáculo, pudesse ver o palco e ouvir a música”.
Sugestões aceitáveis num Toural inundado de pessoas que adoram concertos e o cartaz escolhido para as festas deste ano.
As ruas e largos não ‘dão para esticar’ e ainda se pergunta quantos estiveram ontem no largo do Toural, quantos estarão hoje com Bárbara Tinoco e quantos estarão amanhã com Zé Amaro.
A música vai continuar a animar a maior festa vimaranense, onde se destaca ainda o despique de bandas, entre a das Taipas e a de Pevidém.
© 2024 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.