13.4 C
Guimarães
Sábado, Novembro 23, 2024

Exposição: ‘Momentos de Abril’ é um trabalho colaborativo das escolas

Economia

É um projecto em rede das escolas PNA (Plano Nacional das Artes) do concelho de Guimarães que mostra à comunidade um trabalho colaborativo que as escolas desenvolveram no âmbito das comemorações dos 50 anos de Abril.

Promover e divulgar as artes como forma de expressão individual e colectiva, incentivar e valorizar a produção artística nas escolas do concelho são as premissas desta iniciativa, que procurará comemorar Abril, lutando por uma democracia cultural baseada no efectivo acesso das crianças e jovens à criação e fruição da cultura e na liberdade e apoio à fruição cultural.

© PUB

A apresentação deste projecto que culminou com a abertura da exposição colectiva com o mesmo título, decorreu nos claustros do Município de Guimarães, com a presença de alunos, alguns encarregados de educação e professores, directores das escolas e os coordenadores PCE dos agrupamentos escolares e a coordenadora inter-municipal do PNA, Suzana Leite. A exposição, estará patente até ao dia 1 de Novembro, 

‘Sons de Abril’, foi um momento musical, interpretado pelos alunos do 5.º ano do agrupamento de escolas das Taipas que ocorreu na abertura da exposição, a que se juntou um performance baseada no conto ‘O tesouro’ de Manuel Pina, pelos alunos do clube de teatro do agrupamento de escolas D. Afonso Henriques, dinamizada pela artista residente Ana Caldas

Suzana Leite, salientou que esta iniciativa trouxe à comunidade escolar múltiplas incursões pela arte e que para além da partilha de projectos artísticos e educativos junto de jovens estudantes, criaram-se sinergias entre entidades, escolas e agentes culturais locais, essenciais para o desenvolvimento futuro da comunidade educativa.

A rede de escolas PNA de Guimarães é composta por seis agrupamentos escolares: D. Afonso Henriques, Pevidém, Taipas, Arqueólogo Mário Cardoso, João de Meira, Francisco de Holanda e ainda pelo Conservatório de Música de Guimarães.

© 2024 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Escreva o seu comentário!
Please enter your name here

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias