A Escola Secundária Francisco de Holanda (ESFH) continua a alargar a sua rede de parcerias e a sua participação em redes internacionais de escolas e instituições de referência ligadas ao ensino profissional.
Ao longo do primeiro período foram realizadas visitas preparatórias e um conjunto de reuniões na Bélgica, que compreenderam cidades como Bruxelas, Mechelen e Ooestende.
Neste âmbito a ‘Francisco de Holanda’ alargou a sua rede de escolas parceiras às escolas VTI Petrus and Paulus Oostende e Escola Técnica (TS) Mechelen, situadas nas cidades de Oostende e Mechelen, respectivamente.
Estas duas escolas de referência no ensino profissional da Flandres, com enfoque em áreas como a electricidade, a electrónica, a mecânica e a informática, são, também, escolas com projectos na área tecnológica que envolvem o Governo da Flandres e parcerias com empresas de referência europeia, quer belgas, quer multinacionais.
Este passo marca um reforço da estratégia de internacionalização da escola, alavancado pelo programa Erasmus+, promovendo parcerias para a mobilidade de alunos e professores do ensino profissional e oportunidades de realização de formação em contexto de trabalho em mobilidade Erasmus+.
Formação em contexto de trabalho e mobilidades de grupo
A VTI Oostende oferece formação na área da manutenção de material aeronáutico. Esta escola belga mantém protocolos de colaboração com as forças militares e algumas das maiores empresas europeias de manutenção de aeronaves. Além disso, oferece cursos de electricidade, electromecânica, climatização, engenharia de aviões, respondendo às necessidades de sectores tecnológicos altamente especializados.
TS Mechelen tem investido muito no sector da mobilidade e no futuro da mobilidade eléctrica e da sustentabilidade. Oferece uma formação diversificada em electrónica, mecânica industrial, instalações eléctricas e artes. A escola integra também projectos colaborativos com o Exército, o Governo da Flandres e associações empresariais europeias, garantindo aos alunos uma experiência prática em contextos inovadores.
A estratégia de internacionalização do ensino profissional da ESFH visa aumentar gradualmente o número de experiências de mobilidade para alunos e professores, valorizando o currículo formativo e promovendo o desenvolvimento de competências inter-culturais e profissionais.
Reforçar a rede de parcerias internacionais, não apenas em número de países, mas também em termos de especialização e áreas tecnológicas de ponta, de modo a ampliar as oportunidades, garantindo acesso a sectores e áreas de conhecimento especializados e alinhados com os desafios tecnológicos e económicos.
Aos alunos são proporcionadas experiências de FCT (Formação em Contexto de Trabalho) em empresas de referência e alinhadas com a sua formação, bem como experiências de cooperação com escolas e instituições, para partilha de práticas e promoção da cidadania europeia e dos valores comuns.
E criadas condições de enriquecimento nas mobilidades com experiências culturais, turísticas e outras, promovendo uma aprendizagem integral. E envolvimento dos alunos na preparação para as mobilidades, nomeadamente em competências linguísticas, culturais e na promoção dos valores comuns europeus fazem parte destas experiências.
Esta estratégia alinha-se com as recomendações da União Europeia, que considera o ensino profissional um instrumento essencial para as transições digital e energética e para a inclusão social.
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