No próximo dia 18 de Maio – data que assinala em todo o mundo o Dia Internacional dos Museus – o Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG) abre as suas portas e convida todos a participar num conjunto de actividades especialmente preparadas pela educação e mediação cultural de A Oficina.
Interminável 📸 Direitos Reservados
Este dia 18 de Maio (Quinta-feira) será assinalado no CIAJG com o programa Museu Aberto. O dia começa com várias visitas orientadas (às 10h00, 10h30 e 11h00) às exposições actualmente patentes: Interminável, de Artur Barrio (n.1945), com curadoria de Luiz Camillo Osorio e Marta Mestre, e Fabriqueta, de Eduardo Matos (n.1970), com curadoria de Inês Moreira. A estas mostras temporárias soma-se ainda a exposição permanente de trabalhos e as colecções de José de Guimarães, Heteróclitos: 1128 objectos.
Fabriqueta 📸 Direitos Reservados
A programação avança com a oficina de artes plásticas Sorte ao Desenho, Desenho à Sorte, da responsabilidade de Luísa Abreu, a ter lugar às 14h00 e às 16h00. Nos mesmos horários, decorre igualmente a oficina de correspondência CartaMuseu, desta feita orientada por Patrícia Geraldes.
A masterclass intitulada O Nascimento da Arte, com António Jorge Gonçalves e Filipe Raposo, acontece às 15h30. Às 17h30 é chegado o momento para a inauguração de uma exposição no âmbito das ‘Jornadas Indisciplinadas’, um momento de apresentação de propostas artísticas pelos alunos da Licenciatura em Artes Visuais (EAAD/UM).
O ponto de encerramento deste dia comemorativo acontece às 19h00 com o concerto comentado O Nascimento da Arte de António Jorge Gonçalves e Filipe Raposo.
Para garantir a participação nas visitas orientadas, oficinas e masterclass (dedicadas aos maiores de seis anos de idade) é possível inscrever-se previamente através do formulário disponível online.
📸 Direitos Reservados
© 2023 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.