Igrejas, museus, associações e o espaço público são locais onde se desenrolará a programação ‘Da Quaresma à Páscoa’ que animará a cidade desde o dia 4 até 20 de Abril.
O que são actos e cerimónias e celebrações religiosas decorre a partir deste Domingo, 6 até ao dia 20 de Abril.
Procissões, via sacra, missas, bênção dos ramos, orações e a visita pascal marcam estes dias em que se celebra a Páscoa cristã. É o tradicional de actos e rituais que decorrem nas igrejas e nas ruas da cidade.
‘A Paixão em Guimarães’ é uma exposição que marcou a abertura da programação, na Sexta-feira.
São várias peças que estão expostas nas igrejas da cidade, no Museu de Alberto Sampaio, no Santuário da Penha e na Sociedade Martins Sarmento.
Uma mostra que “com o melhor que temos” do património religioso exposto ou guardado nas igrejas e instituições, um modo de “evitar que o património se perca” – como sublinhou o Juíz da Irmandade de Santos Passos.
Em cada igreja estarão disponíveis três peças: imagens, manga de cruz, relicários, em terracota ou madeira policromada, seda, com Santos ou Cristo na Cruz, estantes de livros do cantochão, bandeiras, cálices, crucifixo, casula, umbelas, mantos numa diversificada e diversa montra do património religioso, ligado ao culto e à veneração.
“Guimarães já sente a visitação de turistas e pessoas.”
Na abertura da exposição, o vereador da Cultura e Turismo, salientou que “Guimarães já sente a visitação de turistas e pessoas que chegam à cidade nesta época”, considerando que a exposição terá um elemento indutor na frequência dos templos.
Pela primeira vez, a exposição alarga-se ao Santuário da Penha. Na igreja de Santos Passos, por exemplo, a exposição assenta em dois andores – utilizados nas procissões que se realizam nesta época – e numa manga de cruz, peças de cada um dos séculos XVII, XVIII e XIX.
© 2025 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.