0.2 C
Guimarães
Sábado, Janeiro 18, 2025

Convívio: volta de novo a ser uma ‘Casa Aberta’

Economia

E o cinema vai estar em evidência. Revisitar o Festival Internacional de Cinema de Guimarães, organizado, entre 1966 e 1986, pela secção de cinema do Convívio Associação Cultural e Recreativa, é trazer o passado ao presente.

Por isso, a ‘Casa Aberta’, em segunda edição, vai ser dedicada ao cinema e à música, com a exposição do arquivo do festival, com sessões de curtas, a cargo do Cineclube de Guimarães e da produtora ‘Olhar de Ulisses’, filmes de arquivo musicados, ao vivo, por Samuel Coelho.

© PUB

Um concerto de ‘Criatura-Dança’ e, ainda, DJ sets que prolongam mais uma maratona de actividades, no Sábado, dia 14 de Dezembro, das 16h00 até às 04h00 de Domingo.

Acompanhada pela rodagem de filmes produzidos pela secção de cinema e pelos seus membros, documentando o festival e a cidade de Guimarães em algumas das suas edições, é uma mostra de material documental – filmes, cartazes, programas, correspondência e prémios que estará em exposição no interior da sede (16h00 às 23h30).

Num outro ‘Olhar a Cidade’ – um projecto desenvolvido pela associação Ao Norte, no âmbito da programação cultural de Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura, envolveu os alunos do 11º ano do curso de comunicação/ marketing, relações-públicas e publicidade da escola profissional Cisave, proporcionando, através da realização de documentários em vídeo digital, um espaço de aprendizagem e de experimentação.

Este ‘Olhar a Cidade’ apresentou um programa de estudo que sensibilizou os interessados para a arte da realização de documentários em contexto cinematográfico contemporâneo. Ao todo, durante o projecto, foram produzidos oito documentários, que exploraram temas relacionados com o comércio tradicional e o património industrial de Guimarães.

© Direitos Reservados

Há filmes sobre a Carpintaria Pinto & Magalhães, as Chaminés Industriais, a Construção Civil Tradicional, a Casa Costinhas, Curtir e Surrar, Curtumes de Roldes, a Fotobeleza e a Industriais de Couros.

Já no ‘Olhar de Ulisses’ – com uma programação produzida a pedido do Convívio, numa parceria estabelecida em 2019 e focada na produção de curtas e longas metragens, tanto de ficção quanto de documentário, reúne uma equipa de realizadores, técnicos e produtores, estimulando o desenvolvimento de novos projectos e abordagens inovadores no cinema. A promoção do diálogo e as intervenções colaborativas são princípios fundamentais, para a produtora, em qualquer processo de criação. 

Os filmes a mostrar são: ‘Deus e Meio’ (Margarida Assis); ‘That’s How I Love You/ Tako Te Volim’ (Mário Macedo); ‘Grito’ (Luís Costa); ‘Aos Dezasseis’ (Carlos Lobo); ‘Saturno’ (André Guiomar e Luís Costa).

© 2024 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Escreva o seu comentário!
Please enter your name here

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias