Os nove residentes artísticos da sétima edição da Contextile – Bienal de Arte Têxtil Contemporânea, com início a 6 de Setembro, prolongando-se até 12 de Outubro, serão acolhidos nas empresas vimaranenses.
Os artistas confirmados são: Angeles Jacobi (Argentina), Noriko Tomita (Japão), Susana Guerrero (Espanha), Nikolina Krstičević (Croácia), Claire Amiot (França), Flávia Vieira (Portugal), Laura Besançon (Malta), Marie-José Gustave e Mylene Michaud, ambas do Canadá.
O que se pode esperar das instalações artísticas? Sabe-se que “Angeles Jacobi propõem-se a criar uma instalação têxtil e cinética onde impregna peças de malha com a vida de Guimarães. Fá-lo-á através de estampagens onde serão impressas as histórias das pessoas da comunidade”.
Já Noriko Tomita olha para os Lenços dos Namorados e explora como podem ser recuperados; Marie-José Gustave cria obras em papel usando técnicas de tricot, crochet e cestaria tradicional.
Mylene Michaud usa “as coordenadas geográficas do local da residência artística como ponto de partida para uma exploração do território” e a portuguesa Flávia Vieira explora o linho e o algodão com sobreposições.
“Laura Besançon vai trabalhar individualmente com pessoas da comunidade, convidando-as a contribuir para o seu trabalho com peças têxteis que estejam imbuídas de significado pessoal” e Claire Amiot propõem-se a fazer “uma investigação sobre histórias individuais e colectivas que tenham como elemento central o táctil do têxtil”, indo ao encontro do tema desta edição ‘Touch’.
“Susana Guerrero reformula mitologias antigas” e, por último, o trabalho de Nikolina Krstičević explora “a possibilidade do têxtil como ferramenta para processar memórias emocionais armazenadas no seu corpo”.
A escolha dos criadores foi feita através de uma open call e com base em parcerias que a Contextile estabelece com a Bienal Internationale du Lin de Portneuf (Canadá), a plataforma europeia Magic Carpets e os programas PICE (Internacionalización de la Cultura Española) e European Festivals Fund for Emerging Artists.
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