13.4 C
Guimarães
Quinta-feira, Novembro 21, 2024

Citânia Viva 2024: reposto colmo na Casa Castreja

Economia

A Casa do Povo de Briteiros, promove anualmente, a animação histórica da Citânia de Briteiros, que ocorreu no Sábado, dia 26 de Outubro.

“A reposição da cobertura de colmo de uma das casas reconstruídas da Citânia e a reparação da cobertura colocada em 2022, na outra, realizou-se como previsto, apesar das condições climatéricas instáveis. O facto de a chuva ter sido fraca e pontual permitiu a realização da tarefa, que consistiu no reforço do colmo na casa a sudoeste e na colocação integral na casa a nordeste, que estava a descoberto. Também se fez um reforço da parede de pedra desta última casa, mais alta e mais exposta, com a colocação de calços nas juntas entre as pedras maiores” – informa a Sociedade Martins Sarmento (SMS).

© PUB

O trabalho não foi finalizado, faltando ainda aparar os beirais, o que se fará nos próximos dias. No entanto, neste momento, já não chove no interior das duas reconstruções, realizadas no século XIX por Martins Sarmento. Foi essencial para este trabalho a colaboração dos voluntários da Casa do Povo de Briteiros e da Fraternidade Nun’Álvares, que se empenharam nesta complicada operação.

O espectáculo de teatro foi exibido à noite. As temperaturas baixas e também a chuva, impediram a realização do espectáculo no logradouro do Museu da Cultura Castreja, tendo sido transferido para o salão da Casa do Povo de Briteiros.

© Direitos Reservados

A Companhia de Teatro ‘Noite Bohemia’, da Corunha, deslocou a Briteiros uma equipa de cerca de quarenta pessoas, incluindo os vinte e três jovens actores que representaram ‘As Bacantes’ de Eurípides, tragédia escrita e representada pela primeira vez há mais de 2.400 anos, na Grécia.

Esta exibição foi também uma oportunidade de colaboração com uma companhia galega, que assume a formação de vários jovens no domínio do teatro e da dança e que tiveram oportunidade de visitar o Museu da Cultura Castreja, e conhecer a Pedra Formosa de Briteiros.

© 2024 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Escreva o seu comentário!
Please enter your name here

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias