26.7 C
Guimarães
Sexta-feira, Maio 23, 2025

CIAJG: novo ciclo expositivo começa com ‘Intervalo’

Economia

É mais uma exposição temporária que começa a 17 de Maio, pelas 18h00. Alexandre Estrela evidencia nesta exposição individual desenhada para o CIAJG, no intervalo de uma exposição tripartida, que “dialoga com a animação e o desenho animado nas relações entre pintura e vídeo, nos enlaces de uma memória colectiva”.

Noutra ala do museu, há uma outra exposição, apresentada numa única imagem mas em filme. A pintura ‘Inferno’, uma das mais peculiares da história da arte portuguesa entre o final do século XV e início do século XVI, filmada por Mariana Caló e Francisco Queimadela “entrará em fricção solitária com o alicerce do museu e com todo o programa artístico do centro”.

Novas exposições com performances, visitas e jantar comunitário. © Direitos Reservados

O programa desenhado começa no Sábado e prolonga-se até Domingo, 18 de Maio, ‘Dia Internacional dos Museus’. A abertura das exposições conta com a performance ‘Mickey Mouth’ a partir da exposição ‘Intervalo’ com Borja Caro e Violeta Azevedo, seguida de um jantar aberto ao público.

Segundo uma nota de imprensa de A Oficina “a exposição de um dos mais reconhecidos artistas portugueses, que tem vindo a explorar questões formais e conceptuais relacionadas com a percepção da imagem e do som, utilizando dispositivos por vezes inusitados e provocadores para estimular uma consciência crítica no espectador”. Desde meados da década de 1990, “a obra de Alexandre Estrela (Lisboa, 1971) tem-se distinguido pela forma original e idiossincrática como reúne e sobrepõe um vasto leque de domínios, temas e referências da instalação, desenho e imagem em movimento”.

O ritual de visita às novas exposições com a presença de artistas e curadores, ocorre no dia 18 de Maio, em sincronia com o ‘Dia Internacional dos Museus’, pelas 11h00 e com entrada livre, pode-se percorrer na primeira pessoa a exposição ‘Intervalo’ com a visita-conversa orientada pelo artista Alexandre Estrela e pela curadora da exposição Marta Mestre. No dia 31 de Maio (Sábado), às 11h00, esta mesma exposição será explorada com recurso a interpretação em língua gestual portuguesa, numa visita orientada por Mariana Vila e Margarida Silva.

O programa de educação e mediação cultural ‘lança as mantas’ para fazer do museu um jardim, onde arte e alimento se constituem com um só elemento na ‘Visita PICNIC’ à colecção do CIAJG. Orientados pelas artistas Luísa Abreu e Polyanna Marinho, pode-se visitar às 15h00 a colecção permanente, entre objectos e alimentos, colhendo e recolhendo alimentos e imagens, numa visita que termina num piquenique onde comida e arte se servem da mesma forma. 

© 2025 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Notícias Relacionadas

LEAVE A REPLY

Escreva o seu comentário!
Please enter your name here

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias