É no jardim do Centro Cultural Vila Flor (CCVF), um cenário para diferentes Oficinas Criativas, em modo contínuo, destinadas aos mais pequenos e às suas famílias.
Em ‘Histórias de Cântaros e Cantarinhas’, sobre olaria e com a artesã Maria Fernanda Braga, os participantes vão colocar as mãos na água, a água no barro e o barro na mão. Na roda de oleiro, vão surgir pequenas peças, que podem ser ornamentadas criativamente com mica branca.
Na oficina de criação de figuras articuladas, ‘Meio Isto e Meio Aquilo’, com Teresa Arêde, vai-se dar largas à imaginação e dar vida a criaturas estranhas. Já em ‘Sombras sobre Azul’, oficina de cianotipia com Hélder Magalhães, pode-se explorar a magia da imagem e das suas sombras, através da revelação de plantas, flores, folhas e galhos, sobre o azul ciano.
Antes da pausa de verão, na Casa da Memória de Guimarães, a temporada das ‘Receitas de Família’ encerra com uma celebração da gastronomia minhota pela mão (e palato) do chef Rui Lemos, vimaranense que recentemente venceu o Masterchef Portugal. Esta sessão das ‘Receitas de Família’ – iniciativa realizada num Sábado por mês, na Casa da Memória, que convida as comunidades a partilhar receitas de todo o mundo – já se encontra esgotada.
Ontem, no Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG) com o ‘Turno da Noite’, decorreu uma visita/performance nocturna a espaços do museu normalmente interditos ao público. Uma experiência de visita de um museu, à noite, entre máscaras, telas, esculturas, amuletos, tecidos ganham vida na penumbra de um museu fechado.
© 2024 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.