7.4 C
Guimarães
Sábado, Janeiro 18, 2025

Casa da Memória: celebra 7º aniversário no dia 25 de Abril

Economia

A Casa da Memória de Guimarães celebra sete anos no próximo dia 25 de Abril e a data é assinalada com uma programação festiva que convida à fruição deste espaço através de visitas orientadas e oficinas para toda a família, sessões de contos, teatro, música e ‘comes e bebes’.

Inaugurada a 25 de Abril de 2016, a Casa da Memória é um centro interpretativo que através da sua exposição permanente contribui para um melhor conhecimento da cultura, território e história de Guimarães. O programa especialmente concebido para a comemoração do seu 7º aniversário integra diversas visitas orientadas que ajudam a compreender melhor a sua exposição. Com horários de início às 10h30, 12h00, 15h00 e 17h00, cada visita será uma oportunidade para o público se (re)encontrar com os objectos, tempos e lugares que habitam esta casa, num percurso desenhado à medida da curiosidade de cada um.

Para além de visitas orientadas, as famílias poderão ainda participar em oficinas de olaria (10h00, 15h30 e 18h00) inspiradas pela Cantarinha dos Namorados de Guimarães; em oficinas de técnicas de impressão e estamparia em tecido (11h00 e 14h00) que viajam por entre a tradição têxtil e os Bordados de Guimarães; numa oficina de culinária (15h30), orientada pela chef Liliana Duarte e o chef Álvaro Dinis Mendes, do projecto Cor de Tangerina, que irá recuperar a memória da regueifa (ou rosca), que os padrinhos/madrinhas ofereciam aos afilhados/as na Páscoa.

📸 Direitos Reservados

Os mais pequenos também poderão aproveitar as sessões de contos (11h30, 14h00 e 17h00) que Cristina Taquelim traz ao 7º aniversário da Casa da Memória. Intituladas “Histórias que cabem num ouvido”, são mínimas estas histórias, tão mínimas que às vezes fica divertido escutar e repetir, escutar e repetir, para que, mesmo pequeninas, elas fiquem no ouvido.

Às 18h00, a companhia de Teatro e Marionetas de Mandrágora apresenta o seu “Teatro Dom Roberto” composto por histórias que partem de memórias tradicionais, provando através de simples fantoches como somos desafiadores quando queremos cumprir os nossos desejos. Num teatro interventivo com o público, jogando com a comicidade e com os sentimentos mais primários, o Roberto faz o público gritar, saltar das cadeiras, criar empatias e, por momentos, o espectador é também o Roberto que desafia as leis, as convenções e que se torna invencível.

Por fim, às 19h00, é a vez de conhecermos o mais recente álbum dos Retimbrar, “Levantar do Chão”, que reúne temas aprendidos e/ou criados ao longo da última década, num percurso de colaborações com grupos de Zés Pereiras, Ranchos Folclóricos e outros. Ao vivo, “Levantar do Chão” traduz-se numa celebração colectiva da música popular portuguesa, num misto de originais e reinterpretações.

📸 Direitos Reservados

© 2023 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Escreva o seu comentário!
Please enter your name here

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias