Aprender o seu conjunto de pontos (21) mais característicos, incluindo o ponto canutilho o mais versátil e essencial deste bordado tradicional que viu a sua certificação oficializada em 2010, será o objecto desta aprendizagem.
Também, explorando as suas técnicas mais ancestrais, o Bordado de Guimarães terá neste ateliê a expressão da sua arte tradicional, já certificada em 2010.
Assim, a pensar nos que têm o gosto por esta arte, terão essa oportunidade participando nesta acção formativa que decorre a 11, 18 e 25 de Janeiro, das 15h00 às 18h00.
A Oficina abre à participação este ateliê de Bordado de Guimarães, lançando mais um desafio com o objectivo de transmitir conhecimento e capacitar nesta arte tradicional tão íntima a Guimarães, dando continuidade à missão de preservação e promoção deste património ancestral.
Sameiro Fernandes, será a orientadora desta acção de formação, com módulos de três horas, proporcionando momentos de comunhão em torno deste saber que é o Bordado de Guimarães, uma arte resultante de um percurso histórico longo, preservada através da transmissão entre gerações, mantendo vivo o conhecimento sobre esta forma particular de bordar.
As inscrições têm o valor de 15€ e podem ser efectivadas: aqui.
“Cuidando e valorizando este activo certificado da cidade de Guimarães, A Oficina – cooperativa cultural vimaranense criada em 1989 – procura também desta forma estimular várias gerações, incluindo as mais novas, para abraçar as artes e ofícios tradicionais que produzem obras tão distintas e procuradas, que continuam a fascinar muitos dos que visitam e descobrem Guimarães” – salienta uma nota de imprensa.
© 2025 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.