O Laboratório de Automação e Robótica (LAR), da Universidade do Minho, participou no RoboCup 2024, o maior evento do mundo onde equipas de investigação científica desenvolvem robôs móveis e autónomos.
Nesta competição, a equipa de Futebol Robótico, do LAR obteve o 1º lugar no Scientific Challenge, onde foi apresentada uma solução inovadora para calcular a localização dos robôs futebolistas com recurso a inteligência artificial.
Este desafio – teve a sua primeira edição em 1997 – visa desenvolver uma equipa de robôs que joguem futebol e que no ano de 2050 sejam capazes de jogar com a equipa campeão do mundo de humanos.
Na prova RoboCup@HOME, onde robôs realizam tarefas domésticas para ajudar os humanos, a equipa obteve um 5º lugar (entre 19 equipas). No Futebol Robótico obteve um 6º lugar (entre nove equipas).
O Laboratório de Automação e Robótica, da Escola de Engenharia da Universidade do Minho, em Azurém, participa neste desafio científico desde 1999, e este ano não foi excepção, e participou no RoboCup que decorreu em Eindhoven (Holanda) entre os dias 15 e 22 de Julho.
A equipa do LAR era constituída por dois docentes – Fernando Ribeiro e Gil Lopes – e 10 alunos – Tiago Ribeiro, Bruno Silva, Renata Martins, Inês Garcia, Diogo Martins, António Ribeiro, Carolina Lopes, Rúben Silva, Tiago Oliveira e Rui Martins.
Apesar de os robôs ir praticamente prontos a competir, há sempre aspectos inesperados, e pormenores no ambiente onde vão actuar, que implicam adaptações e trabalho profundo, tendo estes elementos da equipa trabalhado dia e noite para que tudo corresse pelo melhor.
O robô CHARMIE tem vindo a ser desenvolvido nos últimos três anos, e a equipa de robôs futebolistas teve um novo começo em Setembro de 2022. Muitas novidades científicas foram conseguidas, e algumas delas vão agora ser adoptadas por outras equipas.
Uma delas consiste na forma como os robôs futebolistas se localizam dentro do campo com recurso a inteligência artificial. As outras equipas querem agora adoptar esta solução.
Foto © RoboCup
© 2024 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.