É uma colaboração entre a Câmara Municipal de Guimarães e o CEiiA que será protocolada numa sessão a ocorrer no Teatro Jordão.
Definir e implementar um plano estratégico para a criação do ‘Guimarães Space Hub’, um pólo tecnológico que tem como objectivo a promoção do sector aeroespacial, nomeadamente das tecnologias relacionadas como o ‘Novo Espaço’ (New Space) é o propósito e objectivo desta colaboração.
O Município de Guimarães e o CEiiA – Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto assumem um compromisso de colaboração para o desenvolvimento do projecto do Centro de Operações do Atlântico, um centro que controlará um conjunto de 16 satélites para a monitorização do Atlântico e das florestas, que será construído pelo consórcio liderado pela empresa portuguesa GeoSat, até ao final de 2025.
O ‘Guimarães Space Hub’, será o estímulo da cooperação no sector do espaço, centrada nas vertentes empresarial, ensino e investigação, entre o Norte de Portugal e a Galiza e o Norte de Portugal e Castilla-Leon, através da promoção dos eixos Guimarães-Vigo e Guimarães-Valladolid.
E enquadra-se na aposta estratégica traçada por Guimarães na área da ciência e do conhecimento, e pretende ser um importante núcleo de fixação de recursos altamente qualificados, com vista à colocação do conhecimento científico e da tecnologia ao serviço da indústria, da sociedade e da qualidade de vida das pessoas.
Beneficiará do papel activo e determinante da Escola de Engenharia da Universidade do Minho, nomeadamente da Engenharia Aeroespacial, e da elevada competência científica e tecnológica do CEiiA, no desenvolvimento de novos produtos e serviços nos sectores da aeronáutica e espaço, assim como no estabelecimento de parcerias internacionais de referência nesta área.
© 2024 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.