Raúl Fangueiro, presidente do Instituto Fibrenamics, faz parte do Conselho Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI), para o qual foi nomeado por proposta dos Ministros da Educação, Ciência e Inovação, e da Economia.
“Esta nomeação reforça o compromisso da Fibrenamics e da Universidade do Minho com o desenvolvimento científico e tecnológico, tanto a nível nacional como internacional. O CNCTI tem como missão colaborar no desenvolvimento e sustentação do sistema científico e tecnológico nacional, promovendo a articulação transversal das políticas de ciência e tecnologia e assegurando o aconselhamento científico às várias entidades governamentais” – salienta um comunicado de imprensa do Instituto.
“A sua voz será uma mais-valia no debate parlamentar e na definição de políticas públicas no domínio da inovação.”
Da presença de Raúl Fangueiro neste órgão, “espera-se uma contribuição activa para o fortalecimento do sistema de inovação em Portugal, nomeadamente através da promoção da ciência em língua portuguesa, da internacionalização da investigação científica e tecnológica, e da aproximação da ciência à sociedade e às indústrias. A experiência de Raúl Fangueiro, aliada ao trabalho desenvolvido na Fibrenamics e ao seu envolvimento em múltiplos projectos de investigação aplicada e transferência de conhecimento, garantem que a sua voz será uma mais-valia no debate parlamentar e na definição de políticas públicas no domínio da inovação”.
A Universidade do Minho e a Fibrenamics, são reconhecidas por serem líderes em investigação e desenvolvimento de materiais avançados e tecnologias inovadoras, e congratulam esta distinção e o reconhecimento do valor do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido, refere ainda o comunicado.
O CNCTI é um órgão de consulta estratégica que desempenha um papel fundamental na orientação e aconselhamento científico das políticas públicas. De acordo com o Decreto-Lei n.º 63/2019, o CNCTI é constituído por representantes de instituições de investigação e desenvolvimento (I&D), centros tecnológicos, universidades e outras instituições de referência em Portugal, garantindo uma pluralidade de perspectivas e conhecimentos. Este conselho é responsável por colaborar com o Governo na formulação e implementação de estratégias para o crescimento do sistema científico e tecnológico nacional, promovendo a inovação e a competitividade internacional.
Raúl Fangueiro afirmou já que a sua presença no CNCTI “será uma excelente oportunidade para poder contribuir para o desenvolvimento e sustentação do sistema científico e tecnológico nacional e, de alguma forma, participar no aconselhamento do Governo neste domínio. As temáticas abordadas neste Conselho assumem papel vital para o desenvolvimento futuro do país, pelo que, com humildade, darei o meu melhor nesta função”, afirmou.
© 2024 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.