Está a cumprir o objectivo assumido com a sustentabilidade, pela via da reciclagem de cápsulas de café, cuja recolha supera as expectativas.
A Vitrus Ambiente, revela num comunicado de imprensa, citando Cláudia Pimentel, secretária-geral da Associação Industrial e Comercial do Café (AICC) que “Guimarães é o concelho que mais cápsulas de café recolheu até ao momento”.
Destaca, a participação dos cidadãos nas recolhas junto do comércio local e instituições, com pontos de recolha em Juntas de Freguesia, o que dá bons resultados em favor do ambiente, desde Junho de 2023.
“No total são 172 os pontos de recolha no concelho de Guimarães.”
“Em pouco mais de um ano, já foram recolhidas 14 toneladas de cápsulas de café, que se traduz em mais de 1 milhão de cápsulas. Este processo resulta de 977 recolhas agendadas com os vários parceiros que aderiram a este projecto. No total são 172 os pontos de recolha no concelho de Guimarães, envolvendo as Juntas de Freguesia, espaços comerciais, escolas, empresas e instituições” – informa a empresa municipal.
O comunicado dá voz a Sérgio Castro Rocha, presidente do conselho de administração da Vitrus, sobre o envolvimento das pessoas “nesta causa ambiental e de promoção da economia circular”.
Acrescenta que “Guimarães foi o primeiro Município a Norte do país a aderir a este projecto de recolha de cápsulas de café e serve de exemplo pela forma como está a implementar em todo o território, como demonstram os números das cápsulas recolhidas”.
A utilização das cápsulas de café depois do processo de reciclagem nomeadamente dos invólucros de plástico ou de alumínio permitem que se transformem em outros objectos do quotidiano, sendo a borra do café convertida em composto orgânico para fertilizar terras.
© 2024 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.