Guimarães esteve em destaque na conferência desta Quinta-feira, em formato híbrido, em Bruxelas, organizada pelo Observatório do Desenvolvimento Sustentável, do Comité Social e Económico Europeu. A conferência, intitulada Ecological overshoot: How the EU can push back against resource depletion (Sobrecarga Ecológica: Como a UE pode atrasar o esgotamento dos recursos) colocou diversas personalidades europeias a reflectir sobre a importância das políticas climáticas e as medidas para reduzir a pegada ecológica.
Guimarães foi a cidade europeia escolhida para apresentar o seu trabalho no painel de partilha de boas práticas e iniciativas, nomeadamente sobre a importância do cálculo da pegada ecológica na orientação das suas políticas municipais. Recorde-se que, desde 2016, Guimarães calcula a sua pegada ecológica municipal, num trabalho em parceria com a Global Network Footprint e a Universidade de Aveiro.
A vice-presidente do Município de Guimarães, e responsável pelo pelouro da Candidatura a Capital Verde Europeia, Adelina Paula Pinto, teve oportunidade de destacar a importância de instrumentos de monitorização que contribuam para a definição das políticas locais, assim como partilhar alguns projectos em curso e que visam contribuir para a diminuição da pegada ecológica municipal. O Ecossistema de Governança Guimarães 2030 foi também um dos destaques, pela sua importância na criação de sinergias e no envolvimento dos cidadãos.
📸 Direitos Reservados
© 2023 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.