0.2 C
Guimarães
Sábado, Janeiro 18, 2025

Reciclagem de cápsulas: começa já hoje em juntas e superfícies comerciais

Economia

A apresentação pública do projecto de Reciclagem de Cápsulas de Café decorreu hoje, 20 de Junho, às 11 horas, nos Jardins do Palácio Vila Flor. Guimarães é o primeiro Município do Norte do país a implementar o projecto de recolha e reciclagem de cápsulas de cafés, através de uma iniciativa que envolve 12 marcas de café sob a égide da Associação Industrial e Comercial do Café (AICC).

O sistema comum para a recolha de cápsulas de café será implementado pela empresa municipal Vitrus Ambiente, com a disponibilização de equipamentos nas várias juntas de freguesia, como também nos principais supermercados e espaços comerciais do concelho. Assim, qualquer pessoa poderá depositar as cápsulas usadas, independentemente das marcas ou dos materiais de que sejam feitas (plástico ou alumínio e borra de café) para que sejam totalmente recicladas. Os invólucros de plástico ou de alumínio transformar-se-ão em outros objectos do quotidiano e a borra do café será utilizada para composto natural, ou seja, fertilizante para enriquecer as terras agrícolas.

📸 GA!

48 freguesias e uniões de freguesia que aderiram ao projecto, bem como 21 supermercados e hipermercados, receberam hoje os contentores onde serão depositadas as cápsulas, intitulados de Descápsula. O cantor vimaranense Zé Amaro também participa no projecto enquanto embaixador do mesmo, contribuindo para a divulgação deste.

📸 GA!

A sessão de apresentação pública contou com as presenças do presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, do presidente da Vitrus Ambiente, Sérgio Castro Rocha, do presidente da Associação Industrial e Comercial do Café, Victor Manuel Martins, da secretária-geral da AICC, Cláudia Pimentel e dos representantes das várias marcas de cafés.

Ainda antes das intervenções protocolares, foi apresentado um vídeo sobre a actividade da Vitrus no concelho e como a empresa municipal contribui para este projecto. Victor Martins disse querer fazer “um caminho parecido ao do nosso rei” na expansão do projecto de reciclagem de cápsulas, salientando a importância da colaboração com os municípios. Cláudia Pimentel realçou o empenho de Guimarães para que “a reciclagem seja o mais facilitada possível” e que o consumidor possa “depositar as cápsulas perto de casa”, através da colaboração com juntas e superfícies comerciais.

📸 GA!

“Temos conhecimento e tecnologia para não deitar nada fora.”

Sérgio Castro Rocha, contextualizando o projecto, informou que “são produzidas 39 mil cápsulas de café por segundo no mundo, por minuto são 2,4 milhões. O destino delas era o aterro”. O presidente da Vitrus sublinhou que a prioridade são os “resultados” e mostrou-se convicto no sucesso do projecto. Domingos Bragança referiu que “as alterações climáticas são o grande desafio da humanidade, mas temos conhecimento e tecnologia para não deitar nada fora. O material em que é produzida a cápsula tem de ser conhecido. Aí entra a ciência e a responsabilidade social e ambiental das empresas”.

Com o ato simbólico de assinatura protocolar pelos vários CEO das marcas de café em Guimarães, arranca o processo de disseminação do projecto de recolha e reciclagem de cápsulas em todo o país a partir da cidade-berço, sendo esta a primeira cidade do Norte do país a aderir à iniciativa.

📸 GA!

© 2023 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Escreva o seu comentário!
Please enter your name here

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias