19.5 C
Guimarães
Quinta-feira, Setembro 19, 2024

Laboratório da Paisagem: uma campanha para manter rios livres de plástico

Economia

É uma campanha de sensibilização e consciencialização para a importância de manter os rios livres de plástico, no âmbito do projecto CleanUp4Guimarães. 

Está, desde hoje, Segunda-feira, instalada no Largo do Toural, uma exposição que procura impactar com imagens de alguns resíduos recolhidos recentemente das linhas de água de Guimarães.

Em Guimarães, um estudo recente revelou que plásticos e resíduos têxteis representam impressionantes 97% dos materiais recolhidos nas margens dos rios. A acumulação de lixo nos ambientes aquáticos ameaça os eco-sistemas, estimando-se que entre 19 a 23 milhões de toneladas de plástico inundem lagos, rios e mares. 

O projecto CleanUp4Guimarães, realizado no âmbito do programa europeu REMEDIES, promoverá a colaboração entre o Município de Guimarães, o Laboratório da Paisagem, a Universidade do Minho e cidadãos para limpar as linhas de água de Guimarães e valorizar o plástico recolhido. Esta parceria estratégica permitirá identificar pontos críticos de lixo plástico e agir de forma eficaz.

Este projecto propõe-se a realizar várias actividades impactantes, como a mobilização de voluntários para remover resíduos do leito e margem dos rios, colocação de barreiras de retenção de lixo flutuante, sessões práticas e informativas para a comunidade e Brigadas Verdes, campanhas de sensibilização e consciencialização sobre a importância de manter os rios limpos e livres de plástico.

Os plásticos recolhidos serão segregados, caracterizados e categorizados para reciclagem e reutilização, transformando o problema ambiental numa oportunidade para promover a economia circular na região. Este processo não só reduz a poluição, mas também cria novos recursos a partir de materiais descartados.

Os principais objectivos do projecto CleanUp4Guimarães são implementar um sistema colaborativo para a recolha eficiente de plásticos nos rios, analisar as vias e acumulação de plásticos ao longo de um gradiente rural-urbano e segregar, caracterizar e categorizar os resíduos plásticos para valorização futura através da reciclagem e reutilização dos plásticos de maneira compatível.

© 2024 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias