O Município de Guimarães recebeu distinções sobre a sua dinâmica e desempenho municipal no âmbito da sustentabilidade.
Na conferência anual ODSlocal, realizada em Viana do Castelo, foram atribuídos os selos nas categorias dinâmicas e desempenhos municipais.
O desempenho no âmbito do cumprimentos do Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), fixados pela ONU, tem sido monitorizado por uma plataforma local, fruto de uma parceria entre o Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável (CNADS), o OBSERVA (ICS-Universidade de Lisboa), o MARE (Universidade Nova de Lisboa) e a 2adapt.
É, também, apoiada pela fundação ‘la Caixa’, e procura mobilizar os municípios, e outras entidades relevantes, para a concretização, ao nível local, dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela agenda 2030 das Nações Unidas.
Dois selos e uma certificação atribuídos ao Município de Guimarães, distinguem todo o trabalho e o desempenho de topo conquistado pela autarquia nas categorias dinâmicas e desempenhos municipais.
A categoria de dinâmicas municipais valoriza os municípios ODSlocal que manifestem dinâmicas de evolução mais positivas desde 2015 nos indicadores de progresso do portal ODSlocal. Já a de desempenhos municipais, distingue os municípios ODSlocal com desempenhos de topo, valorizando-se as melhores pontuações globais.
Dalila Sepúlveda, da divisão de serviços urbanos e ambiente da Câmara Municipal de Guimarães recebeu a distinção.
© 2023 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.