Decorreu este Sábado, 25 de Março, a inauguração da Brigada Verde da união de freguesias de Briteiros São Salvador e Santa Leocádia de Briteiros, na escola básica de Igreja, Briteiros São Salvador, e na escola básica de Serrado, Briteiros Santa Leocádia. Estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, a vereadora do Ambiente, Sofia Ferreira e o presidente da Junta da União de Freguesias, Diogo Costa.
A nova Brigada Verde procedeu à construção e instalação de hotéis para insectos e plantação de flores nos canteiros das escolas, numa actividade denominada HaBEEtat. A HaBEEtat pretende a sensibilização da população para a importância dos insectos polinizadores e para a necessidade de interromper o seu declínio.
Este projecto surge em linha com a estratégia de Guimarães para os polinizadores, que tem sido levada a cabo através do projecto Poliniza-TE, desenvolvido pela Câmara Municipal de Guimarães e pelo Laboratório da Paisagem. Esta iniciativa torna possível a avaliação e monitorização do estado de conservação e tendências das populações de polinizadores, tendo já resultado na publicação do Guia dos Insectos Polinizadores de Guimarães.
O presidente da Junta da união de freguesias de Briteiros São Salvador e Briteiros Santa Leocádia, Diogo Costa, destacou a participação dos escuteiros de São Salvador e Santa Leocádia, as guias, as associações de pais e membros da comunidade local, evidenciando a abertura da iniciativa a todos os interessados em contribuir para a preservação do ambiente local. O autarca abordou a importância de ser criada “uma rede, à semelhança do que acontece com a rede social, para o ambiente, com as outras Brigadas Verdes”.
“As Brigadas Verdes são as organizações locais que defendem o património natural.”
Na sua intervenção, o presidente da Câmara, Domingos Bragança, reconheceu que a educação é um factor chave para a mudança, referindo como exemplo o programa de educação ambiental PEGADAS, no qual a Comissão Europeia já reconheceu que é uma boa prática que merece ser replicada em todos os estados membros. Domingos Bragança concluiu defendendo que “as Brigadas Verdes são as organizações locais que defendem o património natural”.
📸 Direitos Reservados
© 2023 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.