A Secretária de Estado da Habitação estará presente no simpósio com referências mundiais da Arquitectura que, começa, hoje, no Centro Cultural Vila Flor.
Patrícia Machado dos Santos representa o Governo no ‘Housing Symposium Guimarães’, participando na sessão de abertura, a partir das 14h15, onde se esperam “nomes prestigiados” da arquitectura contemporânea.
Domingos Bragança, presidente da Câmara, será o anfitrião de um fórum de reflexão promovido pela Fundação alemã ‘Ideal Spaces’, Município de Guimarães, grupo Zegnea e Escola de Arquitectura, Arte e Design da Universidade do Minho, onde serão abordadas novas formas de pensar a habitação e respostas arquitectónicas adequadas às necessidades de cada época.
Ao longo de três dias, serão abordadas três temáticas diferentes, com moderação do alemão Ulrich Gehmann, fundador da ‘Ideal Spaces’ e da arquitecta Mariana Rodrigues, do grupo Zegnea.
“Vamos ter uma boa jornada de debate e de reflexão sobre o tema ‘cidade’.”
“Vamos ter uma boa jornada de debate e de reflexão sobre o tema ‘cidade’ e todo o processo em torno de uma sociedade que se encontra num processo permanente de mudança”, destaca Hugo Ribeiro Lobo, do grupo Zegnea.
O conhecimento e entendimento da ‘Cidade’ enquanto organismo vivo, a sua adaptabilidade social, pluralidade cultural, políticas públicas e a sua condição humana, que a torne diversificada e inclusiva, será o tema de abertura do evento.
O americano Jason Montgomery, prestigiado arquitecto e professor na Universidade Católica dos EUA, abre o painel ‘Cidade: A Natureza Humana’ (14h30), seguindo-se as intervenções de António Fontes, da Cerejeira Fontes Arquitectos (14h50), e de Paulo Castelo Branco, da Mo(o)ve Arquitectos (15h10).
O painel ‘Cidade: Passado, Presente, Amanhã’, com o uso da palavra a cargo de Ricardo Rodrigues, chefe da divisão do Património Mundial e Bens Classificados da Câmara Municipal de Guimarães (16h30), Maria Manuel Oliveira, professora da Escola de Arquitectura da Universidade do Minho (16h50) e de Magali Peyrefitte, professora da Universidade de Brunel, em Londres, Inglaterra (17h10), encerra o primeiro dia do simpósio.

O tema da ‘Habitação’ domina o segundo dia do simpósio. ‘Porquê… Como… Quem… Planeia?’ será abordado pelo indiano Loveneet Thaku (14h30), pela professora da Escola de Geografia, Ambiente e Ciência da Universidade de Birmingham, Sophie Hadfield-Hill (14h50) e do arquitecto Pedro Sousa, director do departamento de Desenvolvimento do Território da Câmara Municipal de Guimarães (15h10).
‘Onde… Como… Quem… Vive?’, é a temática final com o arquitecto Hugo Ribeiro Lobo, do grupo Zegnea (16h30), seguindo-se uma intervenção do arquitecto André Fontes (16h50), professor da Escola de Arquitectura da Universidade do Minho e da Escola de Arquitectura de Bergen (Noruega). O painel fica concluído com a arquitecta Sara Brysh, doutorada em habitação colectiva e co-fundadora da Etsha Studio (17h10).
Compreender as novas tipologias habitacionais, os novos estímulos e as relações entre o homem e o espaço que o rodeia, servirá para Jason Montgomery abrir o painel ‘Espaço: Como Pensamento Criativo’ (14h30); segue-se uma intervenção do arquitecto Ivo Oliveira, professor da Escola de Arquitectura, Arte e Design da Universidade do Minho (14h50), e de Adelina Pinto, directora do Departamento de Habitação do Território de Guimarães (15h10).
O sexto e derradeiro painel ‘Espaço: Como Pensamento Construído’ terá como oradores Luís Reis, arquitecto do grupo DST (16h30), e de Jorge Branco, professor da Escola de Engenharia da Universidade do Minho (16h50).
A Porcelanosa, grupo de sete empresas líderes no sector da construção internacional, fecha a primeira edição do ‘Housing Symposium Guimarães’.
© 2025 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.