António Cunha: afirma orgulho no percurso feito em alguns Objectivos de Desenvolvimento Sustentável

Data:

Realizou-se hoje, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, o Evento Nacional de Encerramento do Périplo PTSustentável, relativo à implementação dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.

Na sua intervenção, o presidente da CCDR-Norte, António Cunha, elogiou o “balanceamento feito entre macro-objectivos nacionais e a especificidade da sua implementação ao nível regional”, que fez, na sua óptica, com que as assembleias públicas regionais para discussão desta temática nas duas últimas semanas se traduzissem em “exercícios muito bem conseguidos”. No entanto, relembrou ser fundamental “percebermos, enquanto nação, os desafios que devem ser assumidos à escala nacional, os que serão resolvidos à escala municipal e os que necessariamente deverão ter respostas com a qualidade de integração que só o nível regional garante”.

“O Norte orgulha-se de ser responsável por 50% da produção nacional de energia a partir de fontes renováveis.”

Abordando especificamente o ODS da Indústria Inovação e Infraestruturas, António Cunha frisou “a evolução muito significativa que a indústria nortenha tem tido na economia circular e a agenda consolidada da CCDR-Norte nesse campo”, no qual antecipa “uma fortíssima aposta do Programa NORTE 2030”. Afirmou, ainda, o seu orgulho, enquanto português, no percurso feito na última década em alguns ODS. Salientou o 4 – Educação de qualidade, “onde os indicadores de redução do insucesso escolar e da percentagem da população com ensino superior nos devem orgulhar a todos”, e o 7 – Energias Renováveis e acessíveis “que representa um caminho incontornável para a sustentabilidade, mas também para a economia e geopolítica, de facto para soberania nacional. Neste campo, o Norte orgulha-se de ser responsável por 50% da produção nacional de energia a partir de fontes renováveis”.

Para além do presidente da CCDR-Norte, entre outros, o evento contou com a participação da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, da Ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, do Ministro da Economia e do Mar, António Costa e Silva, do presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, da presidente da Associação Nacional de Municípios, Luísa Salgueiro, e do Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, André Moz Caldas.

📸 Direitos Reservados

© 2023 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

LEAVE A REPLY

Escreva o seu comentário!
Please enter your name here

Partilhe este Artigo:

Subscreva Newsletter:

Últimas Notícias:

Relacionadas:
Notícias

CVE 2026: programa oficial será apresentado no Sábado

O programa oficial da Guimarães 26 - Capital Verde...

Citânia de Briteiros: monda de infestantes lenhosas com voluntários

A monda de infestantes lenhosas (pequenas árvores e arbustos)...

Universidade do Minho: está entre as mais sustentáveis do mundo

É a melhor academia portuguesa e a 148.ª do...

Vitrus Ambiente: recolha de cápsulas de café chegou às 30 toneladas

São números de Dezembro deste ano quando um novo...