Aljubarrota: lembrar efeméride com missa na Igreja da Oliveira

Data:

O 14 de Agosto de 1385 é data que a história de Portugal recorda como o dia da Batalha de Aljubarrota.

Um acontecimento que lembra como Dom João I e o Condestável Nuno Álvares Pereira levaram as tropas portuguesas para o campo de batalha, apoiadas pelos aliados ingleses, todos contra Castela, numa forma de salvaguardar a independência nacional e consolidando a Dinastia de Avis.

© PUB

Por isso, em Guimarães aquele dia foi sempre assinalado com uma missa, junto à igreja de Nossa Senhora da Oliveira, no que ficou conhecida como a ‘Festa do Pelote’, pois, no dia da sua celebração era exposto ao público junto ao Padrão do Salado a veste usada na Batalha pelo Rei da Boa Memória.

Esta tradição manteve-se ininterrupta, mesmo durante períodos conturbados, simbolizando os laços indissolúveis entre Guimarães, Aljubarrota e a independência de Portugal.

Agora, a tradição continua, também, com uma missa a realizar na igreja de Nossa Senhora da Oliveira, hoje, pelas 19h00, com a Câmara Municipal a marcar presença pelo seu presidente, Domingos Bragança e pela vereadora da Acção Social, Paula Oliveira.

© 2025 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

Partilhe este Artigo:

Subscreva Newsletter:

Últimas Notícias:

Relacionadas:
Notícias

Casa Aberta: Convívio abre a porta à música, cenografia e artes visuais

É a terceira edição de um ciclo de casas abertas, onde...

UMinho: engenharia debate desafios e oportunidades do Aero-espacial

As 'Jornadas de Engenharia Aero-espacial', na sua terceira edição,...

A Oficina: Loja-Ateliêr vai ser renovada dando expressão ao ‘Bordado de Guimarães’

Mónica Faria apresenta ideias para renovar a Loja Oficina,...

UMinho: dois concertos para celebrar os 52 anos

A Universidade do Minho realiza a cerimónia do seu 52.º aniversário...