Acção climática: Guimarães integra as 49 cidades na transição urbana

Data:

A Urban Transitions Mission anunciou, na COP 28, as 49 novas cidades, que irão trabalhar na transição urbana holística e centrada nas pessoas.

Guimarães é uma das 49 novas cidades a integrar a Urban Transitions Mission (UTM), reforçando o seu compromisso com a criação de um caminho rumo a um futuro sem emissões. A decisão, anunciada durante a COP28, duplicou assim o número de participantes neste consórcio internacional, cujo objectivo passa pela criação e teste de soluções inovadoras para uma transição urbana holística e centrada nas pessoas.

PUB

Refira-se que, além de Guimarães, este novo lote de cidades a integrar a UTM inclui Braga e Vila Franca de Xira, passando a iniciativa agora a contar com quatro Municípios portugueses – juntando-se a Cascais.

As novas cidades do grupo terão assim a oportunidade de estabelecer ligações, trocar ideias e conhecimentos entre si e com as 48 restantes cidades que já estão a trabalhar com a UTM. Com o apoio dos parceiros e organizações da Aliança Global de Inovação (GIA), os Municípios das cerca de 100 cidades vão receber assistência para fortalecer as suas estratégias climáticas, colaborar para a visão da neutralidade carbónica e acelerar a implementação de medidas de sustentabilidade.

As principais áreas de acção incluem: a revisão dos planos de acção existentes em matéria de clima e energia para dar prioridade às iniciativas de acordo com dados e provas científicas; mediação do acesso a soluções, com o objectivo de acelerar a implementação de soluções tecnológicas, regulamentares e financeiras; a identificação e eliminação da burocracia para testar e aumentar a escala da inovação, de forma a liderar a criação de soluções inovadoras; e a aceleração do acesso a financiamento dedicado a investigação e desenvolvimento e ao reforço de capacidades para desenvolver planos de investimento sólidos para as reservas de projectos existentes, em colaboração com os governos nacionais, o sector privado e as instituições mundiais, bem como com os parceiros da Missão Inovação.

“Procuraremos identificar e desenvolver novas formas e benefícios de tirar proveito de energias limpas.”

Para Sofia Ferreira, vereadora do Ambiente e Acção Climática do Município de Guimarães, “integrar o consórcio da UTM vem reforçar ainda mais o compromisso de Guimarães com a adopção de estratégias para alcançar a neutralidade climática até 2030”. E continua: “Em cooperação com os restantes membros deste grupo, procuraremos identificar e desenvolver novas formas e benefícios de tirar proveito de energias limpas, de forma a conduzir esta transição e criar impacto em todo o mundo, rumo à transição urbana holística e centrada nas pessoas”.

“O Município de Guimarães tem vindo, ao longo dos últimos anos, a traçar uma estratégia concertada com vista à neutralidade carbónica, contando com o envolvimento dos vimaranenses, tecido empresarial e comunidade científica” – salienta a nota do Município.

E acrescenta que “a procura permanente por soluções sustentáveis que permitam melhorar a qualidade de vida de quem trabalha e habita em Guimarães é uma prioridade e faz com que a cidade venha a ser recorrentemente destacada, nacional e internacionalmente, como um dos exemplos a seguir”.

© 2023 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

LEAVE A REPLY

Escreva o seu comentário!
Please enter your name here

Partilhe este Artigo:

Subscreva Newsletter:

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias:

Relacionadas:
Notícias

CIVITAS: evento europeu de mobilidade urbana sustentável em Guimarães

Guimarães continua a reforçar o compromisso com a sustentabilidade,...

Governo: protocolos para executar acordos com o Ministério do Ambiente são assinados hoje

A Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça...

One Planet City Challenge: o novo prémio atribuído a Guimarães pelo ‘World Wide Fund for Nature’

Guimarães foi declarada como vencedora de Portugal na edição 2025-2026...

Casa das Ciências: professores reflectem sobre o papel da educação na resposta aos desafios ambientais

O 'XI Encontro da Casa das Ciências', um dos...