Relvados sintéticos: 21 escolas do ensino básico vão ser beneficiadas até ao fim de 2026

Data:

Ricardo Araújo deixou Santa Clara e foi a Briteiros Santa Leocádia, Sande São Clemente e Mesão Frio, onde nas EB 1’s foram iniciadas intervenções que visam recuperar campos de jogos de várias escolas. A ideia é fazer do desporto informal e da prática desportiva um modo de contribuir para a qualidade de vida das crianças e combater excessos como os da obesidade infantil, um incentivo mais ao esforço físico necessário ao desenvolvimento dos mais novos, a par da educação tradicional onde se aprende a contar, ler e escrever.

Dotar os estabelecimentos do ensino básico com relvados sintéticos é um projecto que vai custar cerca de 500 mil euros para intervenções em 21 escolas que serão implementados e concluídos até ao final de 2026, sendo que até ao momento, já estão concluídas oito intervenções, estando outras em curso no âmbito das diferentes fases da empreitada.

Para além de salientar que “estamos a cumprir com um compromisso que assumimos e estamos determinados em oferecer melhores condições às nossas crianças e às nossas escolas”, o presidente da Câmara salienta as vantagens de aliar a educação ao desporto, como alavancas da qualidade de vida que é preciso oferecer a este segmento da população vimaranense.

“Dar mais qualidade, mais segurança, mais conforto e mais dignidade para largas centenas de crianças.”

Curiosamente não há placas inaugurativas a assinalar os melhoramentos porque a aplicação de relva sintética, novas balizas e cestos de basquetebol e o que possibilitam a prática desportiva nas escolas é um processo decorrente de “cumprir o que prometemos” e a evidência de que “dar mais qualidade, mais segurança, mais conforto e mais dignidade para largas centenas de crianças” deve fazer parte da política municipal e do seu impacto no quotidiano escolar.

Ricardo Araújo reclama para esta medida não apenas, “uma prioridade dada à educação e à valorização da escola pública” mas, também, acções que “são já uma marca nossa, depois do início mandato há cinco meses”.

“Vão avançar as obras de requalificação da escola sede do agrupamento Santos Simões e com a construção de um pavilhão.”

Na escola EB1 da Cruz de Argola, em Mesão Frio, o presidente da Câmara anunciou que “vão avançar as obras de requalificação da escola sede do agrupamento Santos Simões e com a construção de um pavilhão, com condições há muito merecidas. Estamos a rever o projecto para entrar rapidamente em execução”.

O presidente do conselho geral do agrupamento, José Cruz, salientou que “as pessoas estão cansadas de promessas e querem ver resultados”, sublinhando que “este campo é a prova da palavra cumprida pelo presidente da Câmara”. A presidente da Junta de Freguesia de Mesão Frio, Marta Vieira registou que o relvado sintético “é uma mais valia para a comunidade escolar” que proporciona a prática desportiva, esperando que no seu uso as crianças possam criar boas memórias. A directora do agrupamento de escolas Santos Simões, Carla Oliveira, acentuou “a aposta firme na educação” por parte do actual executivo camarário.

Publicidade

© 2026 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookX e LinkedIn.
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

Partilhe este Artigo:

Subscreva Newsletter:

Últimas Notícias:

Relacionadas:
Notícias

Tito Paris: traz música de Cabo Verde ao Centro Cultural Vila Flor

'Quem está aí?'... é o novo trabalho de Tito Paris....

CAR: o regresso do ‘Festival Casa d’Agra’ marcado para Maio

O Círculo de Arte e Recreio (CAR), anuncia que...

Aquário: é móvel, o maior da Europa e está em Guimarães

É uma iniciativa da associação de pais e encarregados...

UMinho: aprofunda cooperação com o MIT em áreas-chave

Uma delegação da Universidade do Minho - incluindo o...