O balanço da actividade do serviço de fiscalização ambiental, da Vitrus, ao longo do ano de 2025, regista 616 ocorrências no concelho, salientando “a importância deste serviço na promoção do cumprimento das normas ambientais e na salvaguarda do espaço público”.
Num comunicado, a empresa informa que “foram identificados 258 infractores, tendo sido realizadas várias abordagens no terreno e instaurados processos de contra-ordenação, com aplicação das coimas previstas na lei”.
Do total de ocorrências registadas, 50% dizem respeito a colocações fora dos equipamentos existentes para o efeito, 26% à deposição indevida de resíduos volumosos, 11% correspondem a abandono de resíduos industriais, 9% de resíduos de construção e demolição (RCD) e 4% a deposições efectuadas em horário inapropriado. “Estes dados demonstram que a deposição incorrecta de resíduos continua a ser um dos principais desafios ao nível da gestão e limpeza do espaço público no concelho”.
A actuação da fiscalização ambiental da Vitrus Ambiente desenvolveu-se de forma contínua em todo o território, assegurando o cumprimento do regulamento de gestão de resíduos urbanos, e promovendo simultaneamente a correcção de comportamentos ilegais, a prevenção de infrações e o reforço das acções de sensibilização e esclarecimento junto da população.
“Este balanço anual permite enaltecer o papel fundamental da equipa de fiscalização ambiental, cujo trabalho diário contribui para a melhoria da qualidade ambiental, para a proteção do espaço público e para a consolidação de uma comunidade mais consciente e responsável, alinhada com os princípios da sustentabilidade e do respeito pelo território” – acrescenta a empresa municipal.
© 2026 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, X e LinkedIn.
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.




