Guimarães: uma Cidade Natal em tempo de Festas Nicolinas

Data:

Misturam-se no ar os sons de caixas e tambores das festas dos estudantes com as luzes de um Natal que está à porta, de património iluminado que sorri a turista. A cidade veste-se com trajes nicolinos e celebrações diversas, promovidas pela comissão de festas ou por instituições que espalham o espírito da festa estudantil, ancestral, com origens remotas e que marcam a história de Guimarães.

Não se podem fugir a este frenesim Nicolino de Novembro e dos primeiros dias de Dezembro. Na Sociedade Martins Sarmento, a história nicolina, de São Nicolau, evoca-se com algumas peças e livros do acervo documental da instituição, bordados e três lanças cedidas por Nicolinos.

‘O São Nicolau dos Estudantes’, um livro de A.L. Carvalho é motivo para uma exposição oportuna e a propósito das festas que vivemos. Estará patente até dia 8 de Dezembro (Segunda-feira).

Na Paróquia da Oliveira, viveu-se o Pinheiro num acto que conciliou fé e tradição vimaranense. Foi organizado pela comunidade da catequese da paróquia, enchendo a igreja da Oliveira de cor, alegria e com o rufar dos bombos e caixas que foram benzidas no final da celebração da eucaristia. Participaram activamente crianças e jovens da catequese, que deram vida e ritmo a este gesto simbólico.

Hoje, de tarde, abriu a temporada de ‘Guimarães Cidade Natal’. A abertura da pista de gelo, o carrossel e a roda gigante proporcionou a sua fruição a jovens e crianças, espectadores atentos da Parada de Natal que animou as ruas da cidade.

As atracções do final da tarde, a iluminação e a abertura da casa do Pai Natal e os vários concertos no largo do Toural, antecipam a inauguração do Mercado de Natal na alameda de São Dâmaso.

PUB

© 2025 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookX e LinkedIn.
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

Partilhe este Artigo:

Subscreva Newsletter

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Relacionadas
Notícias

Memória viva: D. Afonso Henriques faleceu há 840 anos

Perante a estátua do primeiro rei, em frente ao...

Teatro Solidário: CERCIGUI recebe parte do grito artístico contra o “tumor” do silêncio social

'Tumor', uma criação da Banda Musical de Fajões, que...

PIEP: promove literacia ambiental na escola de Pevidém para mais de 100 alunos

O PIEP - Pólo de Inovação em Engenharia de...

UMinho: Pedro Arezes toma posse amanhã como reitor

O professor catedrático Pedro Arezes toma posse esta Quarta-feira,...