UMinho: DONE Lab passa a Centro de Inovação Tecnológica

Data:

O memorando de entendimento entre o Município de Guimarães, a Universidade do Minho, a MOLDIT, e a MOVECHO, que estabelece as bases para a criação da associação DONE Lab – Laboratório de Fabricação Avançada de Produtos e Ferramentas, foi assinado, ontem, na reitoria da Universidade do Minho.

O presidente da Câmara Municipal, Ricardo Araújo, reafirmou, ontem, o seu compromisso de “fazer do berço da Nação o berço da Inovação”, dando mais um passo concreto para atingir esse objectivo estratégico.

“Este novo passo institucionaliza um projecto de sucesso nascido da investigação e inovação tecnológica desenvolvida na Universidade do Minho, com o objectivo de aproximar a ciência das empresas e da sociedade, através da criação de soluções tecnológicas de elevado valor acrescentado. Através da formalização daquele memorando de entendimento, a DONE Lab, caminha então agora no sentido da sua formalização em associação sem fins lucrativos – tido como passo intermédio até à conquista do atributo de centro de interface da Universidade do Minho para a geração, valorização e transferência de conhecimento avançado para vários sectores, com destaque para o aeroespacial, mobilidade e transportes, plásticos e moldes, defesa, arquitectura, construção, desporto, medicina e a protecção pessoal” – salienta um comunicado do Município.

“Este projecto representa exatamente isso: a união entre a universidade, a indústria e a cidade para construir um futuro mais competitivo e sustentável.”

Durante a cerimónia, o presidente da Câmara, destacou a importância estratégica desta parceria para o futuro do território vimaranense. “Queremos fazer do berço da Nação o berço da Inovação. Guimarães tem de ser referência não apenas pela sua história, mas também pela sua capacidade de olhar em frente, de gerar conhecimento, de criar tecnologia e de atrair talento. Este projecto representa exatamente isso: a união entre a universidade, a indústria e a cidade para construir um futuro mais competitivo e sustentável, assegurando bases de mais transferência de tecnologia e aplicação inovadora no seio das empresas, respondendo com pragmatismo aos diferentes desafios da indústria e da sociedade em geral”.  

Ricardo Araújo sublinhou, ainda, que o Município de Guimarães continuará a apostar em estratégias de inovação e desenvolvimento económico, reforçando o papel de cidade-líder na transição tecnológica e ambiental. 

O evento contou, também, com a presença dos representantes da MOLDIT, e da MOVECHO, parceiros fundadores do projecto, que reafirmaram o compromisso com a inovação e valorização do tecido empresarial nacional. A DONE Lab assume-se como um Laboratório de Fabricação Avançada para apoio ao desenvolvimento de novos produtos e ferramentas, reunindo um conjunto de tecnologias de fabrico capazes de garantir a produção de protótipos experimentais e funcionais e ferramentas de montagem à medida, combinando tecnologias de fabrico aditivo e subtrativo. 

A DONE Lab, tem adaptado a sua estratégia de modo a garantir que os resultados gerados a partir de actividades de investigação e desenvolvimento respondam, com pragmatismo, aos diferentes desafios da indústria e da sociedade. A resposta aos desafios é, pois, concretizada a partir de produtos e tecnologias inovadoras, de elevado valor acrescentado e altamente diferenciadoras, que impulsionam os seus parceiros industriais para patamares de competitividade muito elevados, nos panoramas nacional e internacional. 

Com esta iniciativa, Guimarães e a Universidade do Minho reforçam a sua posição como pólo de referência nacional e internacional em investigação aplicada, fabrico avançado e inovação industrial, promovendo um ecossistema colaborativo que liga o saber académico à competitividade das empresas. 

© 2025 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookX e LinkedIn.
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

Partilhe este Artigo:

Subscreva Newsletter

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Relacionadas
Notícias

Será que as competências rítmicas moldam a forma como aprendemos a ler e a escrever?

É a esta questão que Marta Martins, investigadora do...

Testada tecnologia que traduz sinais cerebrais em movimento físico através de mão robótica e realidade virtual no pós-AVC

O projeto UpReGain, liderado por um grupo de investigadores...

Neptuno: o gigante azul à beira do silêncio cósmico

No vasto teatro do Sistema Solar, onde a luz...

UMinho: ‘Dia Nacional da Cultura Científica’ é assinalado amanhã

A Escola de Medicina da Universidade do Minho, recebe na próxima Segunda-feira (dia...