A maior manifestação religiosa do concelho de Guimarães, a Peregrinação à Penha, realiza-se no próximo Domingo, dia 14 de Setembro e será presidida pelo Cónego José Paulo Abreu.
Sob o lema ‘Com Maria, Peregrinos da Esperança’, têm vindo a decorrer desde Domingo (dia 7 de Setembro) as actividades religiosas de preparação da 132.ª Peregrinação Arciprestal à Penha.
Agora, no Domingo, a Peregrinação à Penha, segue o seu ritual, com a celebração de uma eucaristia no Santuário da Penha às 08h00, iniciando-se, às 08h15, a peregrinação desde a Colegiada de Nossa Senhora da Oliveira até ao topo da estância turística da Penha.
Acompanhada por fanfarras e escuteiros, o percurso de subida da peregrinação será efectuado pela freguesia da Costa, rumo ao Santuário da Penha, com chegada prevista para às 11h00.
Será celebrada a eucaristia campal da peregrinação, presidida pelo vimaranense Cónego José Paulo Abreu. Para a parte da tarde, pelas 15h00 no largo da comissão, está prevista a actuação do Grupo Folclórico da Casa do Povo de Ronfe.
No sentido de facilitar o transporte dos peregrinos que participarão na 132.ª Peregrinação à Penha, a Irmandade da Penha e a Guimabus disponibilizarão transporte em autocarros. O circuito dos autocarros eléctricos será efectuado nos dois sentidos (Guimarães – Penha e Penha – Guimarães) com início na central de camionagem de Guimarães (cais 8) e paragens no Campo da Feira e na Penha (parque n.º 3).

O serviço de transporte será disponibilizado por um preço simbólico e reforça as diversas alternativas de acesso à Penha e de regresso a Guimarães.
O transporte até à estância turística da Penha começará às 07h15 da central de camionagem, com saídas de 20 em 20 minutos (até as 09h00) e de 30 em 30 minutos (após as 09h00). O transporte no sentido Penha – Guimarães iniciará às 08h00 (parque 3) e, após as 11h00, será efectuado de 20 em 20 minutos e, após as 15h00, de 30 em 30 minutos.
O próximo evento do ‘Verão é na Penha’, realiza-se no Sábado, pelas 22h00, com a actuação de os Fragmentos, no largo da comissão.
© 2025 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.



