Festival: ‘Enter The Void 2025’ mostra criatividade em diálogo

Data:

Está de regresso o festival ‘Enter The Void’. E a terceira edição realiza-se nos dias 8 e 9 de Maio (Quinta e Sexta-feira), nas salas de ensaio do Teatro Jordão.

A iniciativa tem uma vertente de inovação pedagógica e é promovida pelo Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), com novas conversas e reflexões sobre a criatividade nas áreas das artes visuais, design e multimédia.

“Do vídeo à música, da ilustração ao design, da animação aos efeitos visuais.”

“O cartaz deste ano junta um conjunto de criadores de referência em várias áreas. Do vídeo à música, da ilustração ao design, da animação aos efeitos visuais, os estudantes terão oportunidade de ouvir e conversar com nomes como Ana Seixas, André Guiomar, André Tentúgal, Bürokratik, Carina Corso, David Mourato, Gustavo Cunha, Hernán Lindenbaum, Hugo Ferreira, João Maio Pinto, Macedo Cannatà, Mariana Silva, Marta Lima, Nicolau, Renata Sancho, Sérgio Dias e Sofia Rocha e Silva” – salienta uma nota de imprensa da organização.

Este ano, o ‘Enter The Void’ expande o seu alcance com a realização de workshops e masterclasses no IPCA e em escolas secundárias do Município de Guimarães, numa aposta clara no envolvimento da comunidade educativa e na criação de pontes entre diferentes níveis de ensino. 

O Teatro Jordão situa-se na Avenida Dom Afonso Henriques, em Guimarães. © Direitos Reservados

Entre os workshops confirmados estão nomes como Vasco Mendes (vídeo), Arco Ignis (fanzine), João Parra (motion design) e os Grandpa’s Studio (video mapping), construindo um espaço de experimentação prática e cruzamento de linguagens.

A inovação pedagógica é uma prioridade estratégica para o IPCA, que aposta num modelo educativo centrado na participação activa dos estudantes e na proximidade com os docentes. Para concretizar essa visão, é essencial desenvolver iniciativas que promovam a reflexão, a experimentação e a construção colectiva do conhecimento, acrescenta a mesma nota.

O ‘Enter The Void’ afirma-se, assim, como um espaço de partilha e encontro, onde a criatividade e a inovação são exploradas através de abordagens colaborativas, autónomas e abertas à diversidade de perspectivas. Mais do que um evento, é uma plataforma que promove o diálogo entre diferentes áreas, práticas e visões, abrindo caminho a novas formas de aprender e ensinar.

O evento é organizado pela Escola Técnica Superior Profissional e pela Escola Superior de Design do IPCA, com o apoio da FASA (inovação pedagógica), em co-organização com o Município de Guimarães.

Inscrições: aqui.

© 2025 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

LEAVE A REPLY

Escreva o seu comentário!
Please enter your name here

Partilhe este Artigo:

Subscreva Newsletter:

Últimas Notícias:

Relacionadas:
Notícias

Centro Histórico: há 24 anos Património Cultural da Humanidade da UNESCO

Guimarães vive, este Sábado, dia 13 de Dezembro, os 24...

Universidade do Minho: estudantes de Música com vários prémios

Os estudantes do departamento de Música da Escola de Letras, Artes...

ExcentriCidade: residência artística em Pevidém dedicada aos ‘Ritmos da Comunidade’

Pevidém está pronto para receber uma nova residência artística...

Memória viva: D. Afonso Henriques faleceu há 840 anos

Perante a estátua do primeiro rei, em frente ao...