A Caisa, em parceria estratégica com uma instituição sediada em Berlim, Alemanha, deu início a um novo e inovador projecto Erasmus+ na área de educação de adultos.
Intitulado ‘Rebirth – Methods for Woman Empowerment for Sustainable Textile Future’, o projecto tem como principal objectivo abordar os desafios do consumo excessivo e insustentável de têxteis, desenvolvendo metodologias que promovam práticas mais conscientes, sustentáveis e alinhadas com os princípios da economia circular.
Co-financiado pelo Erasmus+, foi iniciado no final de 2024, e já contou com reuniões online para planeamento e desenvolvimento de metodologias. A primeira mobilidade presencial está programada para o final de Março, quando a equipa técnica alemã visitará a Caisa.
As actividades serão realizadas no Clav – Centro e Laboratório Artístico de Vermil, que surge como epicentro deste projecto em Portugal, e incluirão a definição de objectivos, metas e um plano estratégico, envolvendo directamente participantes de ambas as organizações parceiras.
Ao longo de várias etapas, o ‘Rebirth’ incluirá encontros, workshops, formações e eventos, todos com foco na capacitação de mulheres e na sensibilização para práticas sustentáveis no sector têxtil. Entre as principais actividades estão workshops e actividades locais, com formações sobre temas ambientais, técnicas de upcycling e desenvolvimento de projectos criativos relacionados ao sector têxtil; uma visita de estudo a Berlim com troca de boas práticas em sustentabilidade e empreendedorismo entre as equipas de Portugal e Alemanha, culminando com um evento multiplicador em Portugal, de natureza artística que apresentará os resultados e promoverá a conscientização sobre práticas têxteis sustentáveis.
O ‘Rebirth’ destaca-se pela sua abordagem transformadora, focada no empoderamento de mulheres em situação de vulnerabilidade e na inclusão social. Além de combater o isolamento, promove competências que não apenas melhoram a qualidade de vida das participantes, mas também contribuem para um futuro mais verde e sustentável.
Esta iniciativa posiciona a Caisa como um agente de mudança social e ambiental, fortalecendo o seu papel no cenário internacional. O ‘Rebirth’ é mais do que um projecto; é um exemplo inspirador de como a cooperação transnacional pode gerar impactos positivos, promovendo inovação, responsabilidade e um legado sustentável para as próximas gerações.
© 2025 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.