Os novos directores do Museu de Alberto Sampaio – Maria de Lurdes Rufino – e do Paço dos Duques de Bragança e Castelo de Guimarães – Milton Dias Pacheco, foram anunciados pela Museus e Monumentos de Portugal, E.P.E. depois da conclusão dos concursos públicos internacionais para diversos monumentos portugueses.
Na sequência dos procedimentos concursais lançados em Agosto e Setembro deste ano para aqueles nove equipamentos e entidades, os novos diretores dos monumentos e museus de Guimarães, são:
- Maria de Lurdes Rufino assume a direcção do Museu de Alberto Sampaio. Licenciada em História de Arte, com pós-graduação em Museologia, tem um percurso profissional ligado à área da museologia, tendo desempenhado funções em instituições museológicas da administração central, local e da igreja, entre as quais o Mosteiro de São Martinho de Tibães, em Braga, que coordenou entre 2014 e 2019, o Theatro Circo de Braga, onde foi administradora não executiva, e o Museu Municipal de Esposende, onde exerce actualmente funções como conservadora;
- Milton Dias Pacheco será o novo director do Paço dos Duques e Castelo de Guimarães. Licenciado e mestre em História da Arte pela Universidade de Coimbra, é investigador na área da arquitectura religiosa e do Santo Ofício. A exercer funções na Casa-Museu Elysio de Moura desde 2016, trabalhou ainda como assessor no departamento dos Bens Culturais da Diocese de Coimbra;
Também foram nomeados os novos directores do Mosteiro dos Jerónimos e Torre de Belém, do Museu Nacional do Azulejo, do Museu Nacional Machado de Castro, do Museu Nacional de Arqueologia, do Museu Nacional do Teatro e da Dança, do Laboratório José de Figueiredo, da Colecção de Arte Contemporânea do Estado (CACE).
Traduzindo um momento de renovação para os equipamentos culturais, com a entrada de seis novos directores, a manutenção de duas direcções e a renovação de uma direcção até agora interina, estas nomeações assinalam um novo ciclo de crescimento e promoção da cultura, da arte e do património, procurando reforçar o compromisso com os processos de democratização, internacionalização e inovação dos monumentos e museus nacionais.
Os mandatos são exercidos em regime de comissão de serviço com a duração de três anos (até Dezembro de 2027).
© 2024 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.