As Jornadas do Grande Órgão Histórico – coincidentes com a celebração da Solenidade da Conceição Imaculada de Nossa Senhora, vão decorrer entre os dias 30 de Novembro e 8 de Dezembro.
Organizadas pela paróquia de Nossa Senhora da Oliveira com o apoio do Município de Guimarães e outras instituições da cidade, o programa completo, apresentado brevemente, irá proporcionar ao longo dos nove dias uma variada oferta cultural e religiosa.
A Igreja de Nossa Senhora da Oliveira, templo do século XV classificado Monumento Nacional, inclui no seu património integrado o Grande Órgão Histórico, obra do organeiro vimaranense Luís António de Carvalho (1766-1839). Encomendado pela Insigne e Real Colegiada de Guimarães em 1831, ficou concluído após 10 anos.
A cidade de Guimarães possui 12 Órgãos Históricos (dos quais apenas dois estão restaurados), sendo jóia da coroa o instrumento da Colegiada, maior Órgão Histórico do Norte de Portugal, com dois teclados, 51 meios-registos sonoros, 2.229 tubos, dos quais 270 trombetas. Foi restaurado entre 2011-2013 pela Oficina e Escola de Organaria de Esmoriz.
© 2024 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.