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Quinta-feira, Novembro 21, 2024

UMinho: aumenta literacia energética das escolas com projecto europeu

Economia

A Universidade do Minho participa num projecto europeu que visa aumentar a literacia energética dos estudantes do ensino básico e secundário.

Chamado Greenlight, o consórcio vai criar ferramentas inovadoras de e-learning, jogos digitais, um portal e workshops, para capacitar os alunos sobre as fontes de energia renováveis, a protecção ambiental e o impacto das escolhas energéticas diárias nas alterações climáticas e na sustentabilidade.

O projecto junta instituições de Turquia, Grécia, Macedónia do Norte e, no caso de Portugal, inclui ainda o agrupamento de escolas Alberto Sampaio e o apoio do Município de Braga e dos grupos Érre e DST. Na UMinho, o projecto é coordenado pela professora Laurinda Leite e envolve mais três investigadores do Centro de Investigação em Educação, do Instituto de Educação e dois da Escola de Ciências. A primeira reunião geral do consórcio decorreu na Universidade de Muğla (Turquia), coordenadora do Greenlight, com a participação de Laurinda Leite e Luís Dourado. A segunda reunião realiza-se em Novembro próximo, em Braga.

Intervenção de Laurinda Leite. © Direitos Reservados

“Vamos apresentar, nessa altura, um livro digital que mostra a evolução da situação energética global, em especial na Europa e em países parceiros, resumindo depois as características, potencialidades e limitações das diversas fontes de energia, com as implicações do seu uso para a nossa vida e o nosso futuro comum”, realça Laurinda Leite. Os conteúdos devem, então, servir de base para a equipa conceber recursos educativos e organizar formação destinada a diversos públicos.

“O objectivo de levar estes temas a crianças e jovens é o de contribuir para melhorar a formação e o comportamento dos alunos e, através deles, conseguir melhores comportamentos por parte dos seus familiares e adultos e influenciar as políticas públicas”, frisa Laurinda Leite. “É importante que os cidadãos percebam, por exemplo, a relevância dos cuidados a ter na escolha de uma lâmpada e por que se deve optar por certas fontes renováveis de energia, como o sol, o vento ou as ondas, em vez de não renováveis, como petróleo e derivados”, acrescenta: “Este caminho tem que ser construído desde cedo e com grande empenho de cada um de nós”.

Greenlight é a sigla de ‘Generating Renewable Energy Education Network – Leading Initiatives for Green & Harmonious Tomorrows’. O projecto procura fornecer aos alunos saberes práticos para adoptarem atitudes energeticamente eficientes e sustentáveis no quotidiano, além de pretender contribuir para capacitar os professores para a utilização de abordagens didácticas diferenciadoras nesta área. O consórcio contribui igualmente para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU, em especial nos critérios educação de qualidade e energias renováveis e acessíveis.

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