Reagiu bem ao quase esgotar o auditório e não poupou aplausos para Victor Hugo Pontes, na abertura do festival de dança de Guimarães.
‘Bantu’ é a criação mais recente do coreógrafo vimaranense que tem um percurso curioso no mundo da dança.
Ao colocar em palco bailarinos de Portugal e Moçambique, o coreógrafo mostrou como a dança pode ajudar no multi-culturalismo enquanto expressão artística e na vivência de culturas diversas.
Não se trata apenas de partilhar o mesmo universo e a mesma língua mas aproveitar a potencialidade da dança num espectáculo de cores e sons diversos e difusos, num espectáculo agradável, movimentado pleno de mensagens. E intenso.
A obra concebida mais a sul, a convite dos Estúdios Victor Córdon, já passou em Lisboa e no Porto e chegou agora com oportunidade a Guimarães para marcar a abertura do GUIdance, um festival em que a dança se expressa em formas contemporâneas. E vai andar por outras cidades do país.
© Paulo Pacheco
Victor Hugo Pontes sabia que apresentar o ‘Bantu’ na sua terra natal seria “um momento muito forte emocionalmente”, sentindo a responsabilidade de abrir o festival, em casa.
Orgulhoso da sua ascendência, já tinha deixado claro, no ensaio destinado à imprensa, que “visto a camisola de Guimarães”.
‘Bantu’ acabou por deixar o público satisfeito face à criação de Victor Hugo Pontes, num espectáculo que mostrou o esplendor da dança, interpretado por bailarinos portugueses e moçambicanos, a espaços evidenciando uma ironia fina, como a cena da coca-cola, e um cenário iluminado por cores fortes da África e com interpretação muito boa de homens e mulheres escolhidos para estarem em palco.
O GUIdance 2024 mostra-se quente, com propostas irreverentes, a julgar pelo ‘Bantu’ com ritmos bem escolhidos e sons apropriados a uma criação que atingiu o seu propósito: o de estimular a multi-culturalidade.
Programa para o fim-de-semana:
- Sexta, 2 de Fevereiro, 21h30 (Teatro Jordão/ auditório)
Time and Space: The Marrabenta Solos
Panaibra Gabriel Canda - Sábado, 3 de Fevereiro, 18h30 (CIAJG/ black box)
Boca Fala Tropa
Gio Lourenço - Sábado, 3 de Fevereiro, 21h30 (CCVF/ grande auditório Francisca Abreu)
UniVerse: A Dark Crystal Odyssey
Wayne McGregor - Domingo, 4 Fevereiro, 16h00 (CCVF/ pequeno auditório)
O que é um problema?
Beatriz Valentim
© 2024 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.