O Prémio de História Alberto Sampaio 2023 vai ser entregue no museu que recebeu o nome desta importante personalidade do século XIX ligada à investigação histórica.
A edição deste ano consagrou Gonçalo Maia Marques pelo trabalho intitulado ‘Do vinho de Deus ao vinho dos Homens: o vinho, os mosteiros e o Entre Douro e Minho’, um trabalho que analisa o impulso da cultura da vinha por parte das casas monásticas e que, segundo o júri, se sustenta “numa vasta e variada investigação” realizada em diversos arquivos do norte do país (Braga, Viana e Porto) de Coimbra (AUC) e de Lisboa (ANTT). A obra, agora premiada, será posteriormente publicada na Revista de Guimarães.
Com direcção científica da Academia das Ciências de Lisboa, o prémio foi instituído em 1995 pelos Municípios de Guimarães e Vila Nova de Famalicão, aos quais se juntou, entretanto, Braga, e pela Sociedade Martins Sarmento, instituição responsável pela administração do galardão.
O objectivo é “homenagear e a manter viva a pessoa e a obra de Alberto Sampaio, promovendo o desenvolvimento dos estudos científicos e investigação nas áreas ligadas ao seu legado, em especial, nas disciplinas da história social e económica”.
De acordo com a rotatividade prevista no regulamento do prémio, este ano a entrega tem lugar em Guimarães, no Museu Alberto Sampaio, no feriado de 1 de Dezembro (Sexta-feira), data em que se assinala a morte do historiador. A cerimónia realiza-se na sala de conferências do museu. A entrada é livre, mas limitada à lotação do espaço.
© 2023 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.