12.3 C
Guimarães
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Batalha de São Mamede: Comissão Científica reúne pela primeira vez

Economia

O ponto único e missão principal é coordenar as comemorações dos 900 anos, de uma batalha que marca a história do país.

Participaram nesta reunião – presencial ou remota – a quase totalidade dos seus membros e em que se enquadraram Domingos Bragança e Paulo Lopes Silva, presidente do Município e vereador da Cultura.

Foi proposto, um primeiro conjunto de edições e eventos científicos desenhados para favorecer o conhecimento do período histórico e do contexto socio-político da origem da nacionalidade portuguesa.

O plano abrange uma série de eventos, a iniciar em 2024 e programados para se desdobrarem até 2028, seguido por um período de extensão até 2030. O objectivo principal é, a partir de Guimarães, envolver toda a nação portuguesa, proporcionando uma reflexão abrangente sobre Portugal, contendo uma perspectiva histórica, reflexos contemporâneos e um vislumbre de futuro.

Por isso, o Município de Guimarães lidera as celebrações nacionais que procuram homenagear o momento da criação de Portugal.

Uma estrutura de missão está a ser constituída para liderar e organizar estas celebrações, através de uma comissão científica, designada em Junho pela Câmara Municipal de Guimarães, com a missão de ajudar a definir o perfil das comemorações nacionais dos 900 anos da Batalha de São Mamede, nomeadamente na sua dimensão científica.

É formada por conhecidos especialistas no campo histórico e cultural, e tendo como presidente honorário o professor doutor José Mattoso, entretanto falecido, a comissão é coordenada pelos professores doutores Luís Carlos Amaral e Mário Jorge Barroca, ambos da Universidade do Porto, e integra uma gama diversificada de personalidades, tanto nacionais quanto estrangeiras, provenientes de diferentes esferas culturais e académicas, cuja imprescindível contribuição ditará o sucesso e abrangência temática das celebrações.

A Batalha de São Mamede, ocorrida em 24 de Junho de 1128, em Guimarães, é vista como um marco decisivo na reconfiguração política do noroeste hispânico, resultando na ascensão do jovem Infante Afonso Henriques ao poder e marcando o surgimento de uma nova entidade política na regiãoid est, Portugal.

Este evento histórico será o centro das comemorações, não apenas como um acontecimento isolado, mas como um catalisador para reflectir sobre a formação do país, da sua identidade e a evolução ao longo dos quase nove séculos já volvidos.

Guimarães destaca-se como o local ideal para dar início a este projecto, já que não só foi o principal centro político do Condado de Portucale no início do século XII, mas também representa a transição entre a era portucalense e o início do novo período português. Nove séculos depois, Guimarães continua a ser um símbolo marcante da identidade nacional e histórica de Portugal.

Assim, as comemorações dos 900 anos da Batalha de São Mamede pretendem não só honrar este marco histórico, mas também proporcionar uma oportunidade ímpar para a reflexão colectiva sobre a trajectória do país, as suas raízes, a sua contemporaneidade e os caminhos para o futuro.

A apresentação do plano geral está agendada para 24 de Junho de 2024, marcando o início oficial desta jornada comemorativa que promete envolver e inspirar toda a nação portuguesa.

© 2023 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Escreva o seu comentário!
Please enter your name here

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias