Baile Cantado tem estreia absoluta na programação Quintas à Noite do Paço dos Duques de Bragança, amanhã, 6 de Julho, às 21h30. A entrada é livre.
As danças tradicionais já foram uma língua muito habitada pelos corpos em todas as regiões do nosso país. Enchiam os bailes nas tardes de Domingo e nos dias de festa, irmãs do canto, do ritmo e do folguedo, das formas e dos giros e de um passar do tempo com outro tempo. Eram para ser dançadas e cantadas por toda a gente. Abriam espaço ao encontro, ao colectivo, à (re)criação e à celebração. É este o mote da nova criação da Outra Voz. Baile Cantado é uma criação de Teresa Melo Campos, uma das dez Sopa de Pedra, em colaboração com Daniela Leite Castro (NEFUP), com quem desenhou todo o movimento da peça.
O trabalho do colectivo Outra Voz roda em torno da ânsia criativa, com ensaios, conversas e propostas a decorrerem semanalmente, num horário pós-laboral, em seis diferentes locais: Academia de Bailado de Guimarães, CRCA de São Torcato, Casa do Povo de Briteiros, Sociedade Musical de Pevidém, Junta de Freguesia de Nespereira e Casa das Artes de Lordelo.
Outra Voz é um grupo com portas permanentemente abertas à participação de todos. O único projecto de comunidade activo nascido no seio da Capital Europeia da Cultura 2012 estima que já tenham passado mais de três centenas de cidadãos vimaranenses e de concelhos vizinhos pelo grupo. Com actividade regular, já pisou diversos locais de referência do território nacional, passando por Guimarães, Porto, Lisboa, Coimbra ou Ponte de Lima.
📸 Direitos Reservados
© 2023 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.